Líbano acusa Israel de violar cessar-fogo horas após início da trégua
Bombardeios no sul do Líbano, onde Netanyahu havia alertado que manteria tropas, são relatados após acordo mediado pelos EUA
atualizado
Compartilhar notícia

O Exército do Líbano acusou Israel de violar o cessar-fogo poucas horas após a trégua entrar em vigor, na madrugada desta sexta-feira (17/4), no horário local. Segundo os militares libaneses, bombardeios intermitentes atingiram diversas aldeias no sul do país, colocando em xeque a sustentação do acordo.
Em comunicado, as Forças Armadas libanesas afirmaram ter registrado “uma série de atos de agressão” por parte de Israel. Diante do cenário, o exército orientou a população a adiar o retorno às cidades e aos vilarejos do sul, área mais afetada pelos confrontos recentes.
Acordo em xeque
O cessar-fogo foi mediado pelos Estados Unidos e costurado em Washington com participação de autoridades israelenses e libanesas. O presidente libanês, Joseph Aoun, classificou a trégua como um ponto de partida para negociações diretas com Israel.
Já o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, já havia indicado que manterá tropas em áreas estratégicas do sul do Líbano, mesmo durante a pausa nos combates — um dos pontos de tensão do acordo. No entanto, não estavam permitidos atos de agressão durante o período da trégua.
“Espero que o Hezbollah se comporte bem e de forma correta durante este período importante. Será um grande momento para eles se o fizerem. Chega de mortes. Precisamos finalmente de paz!”, escreveu o republicano na rede Truth Social.
Antes mesmo do início do cessar-fogo, o Hezbollah já havia condicionado sua adesão à interrupção total das ofensivas israelenses. Em entrevista à CNN Internacional, o integrante do braço político do grupo, Ibrahim Moussawi, afirmou que o compromisso depende da conduta de Israel.






