metropoles.com

Governo Lula se manifesta sobre fechamento da fronteira pela Venezuela

Nesta sexta-feira (10/1), militares venezuelanos ocuparam parte da BR-174, que liga Roraima à Venezuela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cortesia
Militares da Venezuela fecham fronteira com o Brasil no dia da posse de Maduro.
1 de 1 Militares da Venezuela fecham fronteira com o Brasil no dia da posse de Maduro. - Foto: Cortesia

O governo brasileiro se manifestou sobre o fechamento da fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Nesta sexta-feira (10/1), militares de venezuelanos ocuparam parte da BR-174, que liga Roraima ao país vizinho.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o local ficará fechado até segunda-feira (13/1), por decisão das autoridades venezuelanas.

Entenda a situação na Venezuela:

  • O presidente Nicolás Maduro tomou posse nesta sexta-feira, após uma eleição na qual seu regime se recusou a divulgar as atas de votação. Ele está no poder desde 2013, tendo assumido o posto após a morte de Hugo Chávez, que estava no poder desde 1999.
  • A movimentação de militares na fronteira ocorreu no dia da cerimônia de posse de Maduro.
  • Na véspera do evento, a líder da oposição, María Corina Machado, foi momentaneamente detida. O adversário de Maduro na eleição passada, Edmundo González, prometeu voltar à Venezuela.
  • Em meio à tensão, o governo Lula tenta se colocar como um mediador do conflito. Por isso, enviou uma diplomata para a posse.

Por fim, o órgão orienta cidadãos brasileiros a procurarem os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas (+58 414 3723337) e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén (+58 424 9551570), em caso de emergência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?