metropoles.com

Militares da Venezuela fecham fronteira com Brasil

Imagens mostram militares da Venezuela fechando a fronteira com o Brasil nesta sexta-feira, dia da posse de Maduro para mais um mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cortesia
Militares da Venezuela fecham fronteira com o Brasil no dia da posse de Maduro.
1 de 1 Militares da Venezuela fecham fronteira com o Brasil no dia da posse de Maduro. - Foto: Cortesia

Militares da Venezuela fecharam a fronteira com o Brasil nesta sexta-feira (10/1) e permanecem no final da BR-174, que liga o estado de Roraima ao país vizinho. A movimentação dos fardados venezuelanos acontece no dia da posse do presidente do país, Nicolás Maduro, para um terceiro mandato. Sua reeleição no ano passado foi contestada internacionalmente e levou a um desgaste com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Visto como um aliado do regime, o petista não reconheceu o resultado do pleito, o que levou a um distanciamento diplomático entre Brasília e Caracas.

Entenda a situação na Venezuela:

  • Maduro tomou posse após uma eleição na qual seu regime se recusou a divulgar as atas de votação. Ele está no poder desde 2013, tendo assumido o posto após a morte de Hugo Chávez, que estava no poder desde 1999.
  • Chávez tinha uma relação tensa com os Estados Unidos após nacionalizar o petróleo e outros setores da economia. Ele foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional por perseguir opositores.
  • Na véspera da posse de Maduro, a líder da oposição, María Corina Machado, foi momentaneamente detida. O adversário de Maduro na eleição passada, Edmundo González, prometeu voltar à Venezuela.
  • Em meio à tensão, o governo Lula tenta se colocar como um mediador do conflito. Por isso, enviou uma diplomata para a posse.

Imagens enviadas ao Metrópoles mostram militares venezuelanos fechando a rodovia com cones e barreiras. É possível ver também uma viatura da Polícia Militar de Roraima no local. Uma fila de brasileiros que se dirigiam ao país vizinho se formou.

De acordo com agentes que acompanham a situação, o fechamento ocorreu de maneira unilateral, mas pacífica, pela Venezuela. Pessoas do país vizinho continuam se deslocando ao Brasil, porém, por rotas afastadas da rodovia federal. A BR-174 liga Pacaraima a Santa Elena de Uairén.

O regime de Maduro também fechou a fronteira com a Colômbia. De acordo com Freddy Bernal, governador venezuelano do estado de Táchira (na fronteira colombiana), a medida se deve a uma “conspiração internacional para perturbar a paz”. Ele acrescentou que o fechamento segue até as 5h do horário local (6h em Brasília) de segunda-feira (13/1).

Itamaraty confirma ação da Venezuela

Após a publicação da reportagem, o Itamaraty confirmou o fechamento da fronteira. Confira a nota, na íntegra:

“Ogoverno brasileiro informa que, por decisão das autoridades venezuelanas, a fronteira da Venezuela com o Brasil foi fechada hoje, até dia 13 de janeiro, segunda-feira.

A Embaixada do Brasil informa que, em caso de emergência, cidadãos brasileiros poderão acionar os plantões consulares da Embaixada do Brasil em Caracas (+58 414 3723337) e do Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén (+58 424 9551570), ambos com whatsapp”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?