metropoles.com

Fed corta taxa básica de juros nos EUA pela 1ª vez desde 2008

O banco central americano reduziu os juros em 0,25 ponto porcentual, fixando a taxa básica na faixa entre 2% e 2,25%

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Fed, Feseral Reserve Estados Unidos
1 de 1 Fed, Feseral Reserve Estados Unidos - Foto: iStock

O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou nesta quarta-feira, 31, a redução da taxa básica de juros nos Estados Unidos. A autoridade monetária diminuiu os juros em 0,25 ponto porcentual, descendo a taxa para a faixa entre 2% e 2,25%. É a primeiro corte efetuado pelo Fed desde a crise de 2008.

A maioria dos analistas consultados pelo Estadão/Broadcast já previa um corte de 0,25 ponto porcentual nos juros, nesta reunião. Todos os dirigentes do Fed, à exceção de Esther George, do Fed de Kansas City, e Eric S. Rosengren, do Fed de Boston, foram favoráveis ao movimento

Em seu comunicado sobre a decisão, oFed afirmou que, ao contemplar a trajetória futura da sua taxa básica, agirá “como apropriado para sustentar a expansão”, uma vez que o crescimento sustentado da atividade econômica, condições fortes no mercado de trabalho e a inflação perto da meta de 2% são o desfecho mais provável, “mas as incertezas sobre essa perspectiva permanecem”.

A avaliação sobre o panorama atual nos EUA retrata um aumento “moderado” da atividade econômica, ganhos “sólidos” de emprego e uma taxa de desemprego “baixa”. “Apesar de o crescimento dos gastos das famílias ter acelerado em relação ao início do ano, o crescimento dos investimentos fixos das empresas tem sido suave”, pondera o colegiado responsável pelas decisões de política monetária do Fed.

Além disso, os dirigentes apontam que, nos últimos 12 meses, as leituras da inflação e do núcleo da inflação, que exclui os componentes de alimentos e energia, “estão vindo abaixo de 2%”, que é a meta do BC americano. “Medidas baseadas nos mercados de compensação da inflação permanecem baixas” e “medidas de expectativas de inflação no prazo mais longo mudaram pouco”, completa.

Mercado
As bolsas de Nova York operavam em leve alta, mas inicialmente inverteram o sinal e recuaram, passando então a oscilar, logo após a decisão do Federal Reserve. No Brasil, o Ibovespa acentuou o ritmo de queda logo após a decisão, perdendo os 102 mil pontos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?