Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube

Apuração pelo Brasil

Mundo

Estudante de 15 anos tem mão arrancada por explosão de granada na França

O jovem, de 15 anos, teria sido atingido por uma granada de efeito moral lançada pela polícia francesa durante um protesto estudantil

05/10/2026 09:38, atualizado 05/10/2026 09:39
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida, Estudante de 15 anos tem mão arrancada por explosão de granada em protesto- Metrópoles

Um estudante, de 15 anos, teve a mão arrancada após a explosão de uma granada, nesta segunda-feira (5/10), em Lens, na França. O adolescente protestava contra condições precárias e falta de funcionários nas escolas.

Estudante de 15 anos tem mão arrancada por explosão de granada na França - destaque galeria
2 imagens
Estudante de 15 anos tem mão arrancada por explosão de granada em protesto
Explosão da granada arrancou a mão esquerda de estudante
1 de 2

Explosão da granada arrancou a mão esquerda de estudante

Reprodução/Redes sociais
Estudante de 15 anos tem mão arrancada por explosão de granada em protesto
2 de 2

Estudante de 15 anos tem mão arrancada por explosão de granada em protesto

Reprodução/Redes sociais

Segundo o jornal francês La Voix du Nord, o protesto estudantil ocorre por toda a França, mas sobretudo no norte do país, em cidades como Lille, Arras e Pas-de-Calais— sendo esta última o local em que o jovem perdeu a mão durante a manifestação.

O protesto ocorreu devido à falta de professores, falta de recursos nas escolas, salas de aula superlotadas e “deterioração geral de condições de estudo”.

Nesta segunda, cerca de 200 a 250 alunos participaram do protesto perto da escola profissionalizante Auguste Béhal, em Pas-de-Calais. O estudante de 15 anos teria sido atingido por uma granada de efeito moral lançada pela polícia francesa, que explodiu em seguida.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

“Infelizmente, um estudante do ensino médio ficou gravemente ferido durante uma manifestação. Um jovem, de 15 anos, teve a mão arrancada”, declarou François-Xavier Lauch, prefeito de Pas-de-Calais.

Após ter a mão esquerda arrancada, o jovem foi socorrido pelos serviços de emergência e levado às pressas para o Hospital Universitário de Lille. A vida dele não corre perigo, segundo autoridades francesas.

A Inspeção Geral da Polícia Nacional (IGPN), órgão de supervisão policial da França, abriu uma investigação sobre alegações de “violência que resultou em incapacidade/mutilação permanente”