UnB é a 16ª melhor universidade da América Latina

Instituição subiu três posições em ranking da organização Times Higher Education (THE), que classificou 129 universidades da região

Michael Melo/MetrópolesMichael Melo/Metrópoles

atualizado 18/07/2018 16:32

A Universidade de Brasília (UnB) é a 16ª melhor instituição do gênero segundo o ranking Times Higher Education (THE) América Latina, passando da 19ª classificação, em 2017, para a 16ª neste ano. O ranking avaliou 129 instituições de 10 países da região. A organização britânica THE é uma das principais responsáveis pelo monitoramento da qualidade do ensino e da pesquisa em universidades de todo o mundo.

“Parabenizo nossos docentes, estudantes e técnicos por mais esta conquista. O avanço no THE demonstra que, a despeito de todas as adversidades, o investimento em ensino, pesquisa e extensão traz resultados importantes para a sociedade”, celebrou a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

Segundo a reitora, o crescimento indica “como a Universidade de Brasília tem se tornado uma instituição protagonista na América Latina”. Recentemente, a UnB ingressou em dois outros rankings elaborados pelo THE: o que leva em conta universidades criadas entre 1955 e 1966 e o específico para instituições de países emergentes.

Para o monitoramento da qualidade acadêmica, o THE considera 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas: ensino (ambiente de aprendizagem); pesquisa (volume da produção, renda com pesquisa e reputação); citações (influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e renda com a indústria (transferência de conhecimento).