metropoles.com

Diretor-geral da OMS acusa Rússia de atacar hospitais na Ucrânia

Etíope Tedros Adhanom destacou que entidade investiga ataques que deixaram mortos e violam direito internacional humanitário

atualizado

Compartilhar notícia

Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Abrigo temporário para pessoas que fogem da Ucrânia organizado no antigo supermercado em Przemysl, Polônia, em 5 de março de 2022. Milhares de refugiados cruzam a fronteira ucraniana-polonesa após a invasão russa
1 de 1 Abrigo temporário para pessoas que fogem da Ucrânia organizado no antigo supermercado em Przemysl, Polônia, em 5 de março de 2022. Milhares de refugiados cruzam a fronteira ucraniana-polonesa após a invasão russa - Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), o médico etíope Tedros Adhanom denunciou ataques russos a estruturas hospitalares na Ucrânia. A invasão, orquestrada por Vladimir Putin, chega ao 11º dia com bombardeios em diferentes frentes.

“A OMS confirmou vários ataques a hospitais na Ucrânia, causando múltiplas mortes e lesões”, afirmou. A entidade investiga denúncias feitas contra tropas russas.

“Ataques a instalações de saúde ou a trabalhadores da área violam a neutralidade médica e são violações do direito internacional humanitário”, completou.

A organização já confirmou seis ataques reportados e checa outros. Eles eles, estão ataques com armas pesadas, como bombardeios.

Veja:

Mortos e feridos

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesse sábado (5/3) que 315 civis já morreram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo a entidade, o número de feridos é de 707. A quantidade de refugiados chegou a 1,5 milhão neste fim de semana.

retirada de civis de duas cidades ucranianas, em que o conflito está mais intenso, chegou a ser planejada pela Cruz Vermelha. No entanto, a medida foi adiada, pois não houve cessar-fogo por parte da Rússia.

A maior parte dos refugiados se concentra na Polônia, Hungria e Moldávia.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?