Diário de guerra: Rússia mira sul ucraniano por controle do Mar Negro

O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: EUA vê indicações de que Putin pretende criar uma zona de controle até a Transnístria

atualizado 11/05/2022 7:19

Russia bombardeia navios no Mar NegroReprodução

Na tentativa de controlar o Mar Negro, a Rússia intensificou os bombardeios contra Odessa, cidade portuária ucraniana. Até mesmo mísseis hipersônicos foram usados.

Segundo o governo de Volodymyr Zelensky, uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas depois que sete mísseis russos atingiram um shopping e um depósito.

As autoridades locais alertam para novos ataques em Odessa.

A inteligência dos Estados Unidos vê indicações de que Vladimir Putin pretende criar zona de controle até a Transnístria, região separatista pró-Rússia da Moldávia.

O governo norte-americano afirma que as tropas russas pretendem tomar o controle das regiões separatistas ucranianas de Donetsk e Luhansk, além de consolidar o controle de Kherson, de onde vem a água da Crimeia, que foi anexada ao território russo em 2014.

Rússia e Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), entidade militar liderada pelos Estados Unidos.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias