metropoles.com

Ucrânia: 3 mil pessoas morreram por falta de tratamento para doenças

De acordo com chefe europeu da Organização Mundial da Saúde, cerca de 3 mil pessoas morreram de doenças crônicas, como HIV e câncer

atualizado

Compartilhar notícia

Andrea Carrubba/Anadolu Agency via Getty Images
Criança que sobreviveram ao ataque com mísseis na estação de Kramatorsk na Ucrânia
1 de 1 Criança que sobreviveram ao ataque com mísseis na estação de Kramatorsk na Ucrânia - Foto: Andrea Carrubba/Anadolu Agency via Getty Images

Em evento realizado nesta terça-feira (10/5), o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Europa, Hans Kluge, afirmou que ao menos 3 mil pessoas morreram na Ucrânia por não terem acesso a tratamentos para doenças crônicas.

De acordo com Kluge, até o momento, foram registrados cerca de 200 ataques a instalações de saúde na Ucrânia. Poucos hospitais estão funcionando no país. A declaração foi dada durante reunião com participação de 53 representantes de estados membros da OMS.

Segundo o chefe europeu da organização, 40% das famílias têm ao menos um membro que necessita de tratamento crônico e não conseguem encontrar, “resultando em uma estimativa de ao menos 3 mil mortes prematuras evitáveis”. Os casos são de doenças como HIV e câncer.

Na última semana, membros da OMS discutiram, em reunião realizada em Copenhague, capital da Dinamarca, a possibilidade de fechar o escritório da organização em Moscou, na Rússia. As informações são da agência internacional de notícias Reuters.

A Rússia manifestou oposição à medida. De acordo com o representante russo na reunião, Andrey Plutnitsky, a OMS estava politizando a cooperação no campo da saúde.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?