metropoles.com

Diário de guerra: diplomatas expulsos, e promessa de alívio para Kiev

O Metrópoles reúne principais notícias do conflito: crise diplomática fica maior, mas Rússia promete reduzir “drasticamente” bombardeios

atualizado

Compartilhar notícia

Musienko Vladislav/UNIAN
guerra ucrania kiev
1 de 1 guerra ucrania kiev - Foto: Musienko Vladislav/UNIAN

Mesmo com a promessa russa de redução de bombardeios a Kiev e Chernihiv, feita na manhã dessa terça-feira (29/3), a guerra entre os dois países segue – e continua a gerar série de impactos pelo mundo.

A crise diplomática aumentou após a expulsão de mais diplomatas russos por países europeus. Bélgica e Holanda determinaram a saída de representantes do governo de Vladimir Putin. Eles estariam atuando como agentes de inteligência e espionagem.

A República Tcheca também expulsou um membro da embaixada russa, enquanto a Irlanda solicitou formalmente que quatro funcionários sêniores da diplomacia russa deixem o país.

Moscou, em retaliação, também impôs punições contra diplomatas. A chancelaria russa expulsou 10 diplomatas de Estônia, Letônia e Lituânia. Os três países expulsaram representantes russos no início do mês.

A diplomacia russa disse que convocou os embaixadores bálticos para reclamar do que descreveu como uma ação “provocativa” e “infundada” tomada contra os representantes de Moscou.

No campo das negociações, a Ucrânia, liderada pelo presidente Volodymyr Zelensky, confirmou o aceno de adoção de um status de neutralidade, sem ingresso na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Já a nação comandada por Putin se comprometeu a diminuir os bombardeios em algumas áreas do país invadido – mas não em todas.

Os negociadores se reuniram em Istambul, na Turquia. A quinta rodada de conversas foi a única, até agora, a apresentar algum tipo de resultado prático para o conflito.

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, intermediou as negociações e comemorou o que chamou de “o maior progresso para um acordo de paz desde o início da guerra”.

Veja, a seguir, os principais fatos do dia selecionados pelo Metrópoles:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?