Covid-19: Suíça autoriza vacina da Pfizer. EUA vão distribuir a da Moderna

É a primeira autorização de um imunizante contra o coronavírus no pequeno país de 8,6 milhões de habitantes

atualizado 19/12/2020 11:49

vacina covid-19Aaron Chown - WPA Pool/Getty Images

A Suíça autorizou neste sábado (19/12) o uso padrão — ou seja, não emergencial — da vacina da parceria Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. O país europeu registra todos os dias 4 mil novos casos da infecção e mais de 100 mortes.

“Após uma análise meticulosa das informações disponíveis, a Swissmedic concluiu que a vacina Pfizer/BioNTech é segura e suas vantagens são maiores que os riscos”, indicou o organismo em um comunicado.

“Conseguimos tomar esta decisão rapidamente, garantindo o respeito às três condições essenciais: segurança, eficácia e qualidade”, declarou o diretor da Swissmedic, Raimund Bruhin.

Esta é a primeira autorização de uma vacina contra o coronavírus no pequeno país de 8,6 milhões de habitantes. Desde o início da epidemia, a Suíça registrou 403 mil casos positivos e 6.561 mortes pela Covid-19.

Nos Estados Unidos, onde a FDA — Administração de Alimentos e Medicamentos — autorizou na noite de sexta-feira (18/12) o uso emergencial da vacina da Moderna, a empresa de biotecnologia diz estar pronta para começar “imediatamente” a distribuição do produto.

Últimas notícias