Nasa lança robô para Marte em busca de vida nesta quinta-feira

Lançamento está previsto para começar às 8h50 (horário de Brasília) na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida

atualizado 30/07/2020 10:53

divulgação

A agência espacial americana (Nasa) lança nesta quinta-feira (30/7) uma missão para coletar amostras em busca de vida no planeta Marte. Será enviado um robô para um cratera que, segundo os cientistas, era um lago há cerca de 3 ou 4 bilhões de anos. O evento pode ser acompanhado ao vivo, de casa. Acesse aqui.

O lançamento está previsto para começar às 8h50 (horário de Brasília) desta quinta-feira, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos.

De acordo com a Nasa, a missão, que foi batizada de Mars 2020, “dá o próximo passo”, buscando não apenas sinais de condições habitáveis ​​em Marte no passado antigo, mas também sinais da própria vida microbiana.

“Esta é a primeira vez na história em que vamos a Marte com uma missão explícita de encontrar vida em outro mundo — a vida antiga em Marte”, explicou o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, em release enviado à imprensa.

Quem vai fisicamente à Marte é um robô, chamado pelos cientistas de Perseverance (“perseverança”, em inglês). Ele buscará sinais de vida microbiana antiga, caracterizará a geologia e o clima do planeta e coletará amostras de rocha e sedimentos.

A previsão da Nasa é que Perseverance vai aterrar na Cratera Jezero no Planeta Vermelho em 18 de fevereiro de 2021. A missão foi programada para junho deste ano devido ao fato de a Terra e Marte estarem em boas posições entre si. Ou seja, é preciso menos energia para viajar neste momento.

Últimas notícias