metropoles.com

Mega foto do Sol mostra a forma de um ser humano? Entenda

Zoom na mega foto do Sol mostra formas que se assemelham a um homem de costas, olhando para a esquerda

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ESA
Mega foto do Sol mostra forma humana
1 de 1 Mega foto do Sol mostra forma humana - Foto: Divulgação/ESA

A foto registrada pela Solar Orbiter causou frisson no meio científico. Divulgada no final de março pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), a imagem traz a melhor resolução já tirada até hoje do Astro Rei. E olhares mais observadores conseguiram perceber algo curioso.

Um zoom em um dos pontos dessa foto, composta por um mega mosaico de imagens, mostra formas que se assemelham a um homem de costas, olhando para a esquerda. O assunto já virou motivo de discussão nas redes sociais.

Olha só:

0

Sobrenatural?

Especialistas explicam, no entanto, que, o “sobrenatural retrato” nos traços amarelos e dourados da foto do Sol está apenas a ação de gás, plasma, arcos magnéticos e tempestades geomagnéticas.

Este fenômeno inclusive ditam a dinâmica da nossa estrela de 4,5 bilhões de anos e afetam os seres humanos da Terra também.

Vai desde a interferência no funcionamento de sistemas de Internet e GPS aqui até a segurança de astronautas em missões espaciais.

O fenômeno intrigante que nos faz enxergar a figura humana neste caso é chamado pela psicologia de pareidolia.

Pareidolia é um fenômeno psicológico comum em todos os seres humanos, conhecido por fazer as pessoas reconhecerem imagens de rostos humanos ou animais em objetos, sombras, formações de luzes e em qualquer outro estímulo visual aleatório.

Pareidolia não é doença

Vale lembrar que a pareidolia não é uma doença. Estudiosos da mente humana destacam apenas que a pareidolia está relacionada com a evolução da espécie humana.

A necessidade dos humanos de viver em sociedade para conseguir sobreviver fez com que desenvolvesse essa “facilidade” de ver identificar os rostos de seus pares.

Um exemplo de como a pareidolia está presente no cotidiano das pessoas são os populares emoticons. Os desenhos são entendidos pelo cérebro humano como representações de rostos, e são úteis para transmitir sentimentos e emoções.

A pareidolia é um fenômeno pessoal também. Ou seja: nem todos enxergam ou nem todos enxergam da mesma forma.

Veja exemplos:

0

O sol em altíssima resolução

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou a primeira foto do Sol com uma resolução impressionante. A nitidez da imagem é inédita, e mostra o nosso planeta, a Terra, ao fundo da estrela.

A imagem da Terra foi inserida na fotografia para fins de comparação. Na foto exibida pela ESA, é possível ver, ainda, a atmosfera do Sol, chamada de coroa. As temperaturas nesta área chegam a 1 milhão de graus Celsius.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações