Após anúncio, Nasa revela descoberta surpreendente sobre o universo

Achado havia sido anunciado na semana passada. Agência espacial havia relatado que a descoberta entraria para os livros dos recordes

atualizado 30/03/2022 12:51

Planeta universo estrelaDivulgação

Como prometido, a Nasa revelou, nesta quarta-feira (30/3), o que havia anunciado como uma “descoberta emocionante” na história da ciência. Às 12h, horário de Brasília, a agência espacial comunicou o achado feito pelo telescópio Hubble.

Conforme a Nasa, o telescópio espacial encontrou a estrela mais distante já vista e traçou um marco surpreendente para a astronomia. Isso porque, por meio da luz emitida pelo corpo celeste, é possível dizer que a estrela existiu no primeiro bilhão de ano logo após o nascimento do nosso universo, no Big Bang.

Levando em consideração que o universo possui 13,8 bilhões de anos, a estrela era apenas um “bebê” quando emitiu luz, que chegou ao Hubble somente agora.

Segundo o canal de astronomia brasileiro Astronomiaum, a luz da estrela tem desvio para o vermelho de 6,2 e é o corpo celeste mais antigo já observado. James Webb, o telescópio espacial que deverá substituir Hubble, tem mais precisão que o antigo observador, e poderá encontrar objetos no nascimento do universo.

Mais lidas
Últimas notícias