Bilionário japonês seleciona 8 pessoas para viagem à Lua com foguete

Os interessados podem se inscrever para concorrer a uma vaga. Basta seguir o passo a passo desenvolvido pelo projeto Dear Moon

atualizado 03/03/2021 16:44

Foguete spaceX, desenvolvido por Elon MuskReprodução/Space X

O bilionário japonês Yusaku Maezawa foi o primeiro tripulante a garantir uma vaga no passeio à Lua com o foguete Starship, desenvolvido pela SpaceX. Ele agora tem a missão de selecionar mais oito pessoas para acompanhá-lo. O homem reservou o assento em 2018, quando o protótipo da máquina ainda nem estava pronto. A previsão é que a viagem para o satélite natural ocorra em 2023.

“Estou bastante confiante de que teremos ido para a órbita muitas, mas muitas vezes, com o Starship antes de 2023, e que será seguro o suficiente para transportar humanos por volta do mesmo ano”, disse Elon Musk, desenvolvedor do foguete, em conteúdo on-line gravado junto a Maezawa.

Este será o primeiro passeio espacial privado com tripulantes escolhidos sem exigências técnicas que sairá da Terra em direção a outros satélites. “Isso nunca aconteceu antes e vamos para além da Lua, então esperamos que as pessoas cheguem mais longe do que qualquer outro humano já conseguiu”, comemorou Musk.

Inscrições

Para ser um dos oito convidados, não é necessário ter formação acadêmica em áreas da astronomia e nem ter preparação para ser astronauta. Inicialmente, o bilionário almejava que as vagas fossem ocupadas por personalidades famosas.

No entanto, por meio de um vídeo publicado nessa terça-feira (2/3), no Twitter, Maezawa explicou que há um novo critério para participar do passeio. A ideia é que qualquer pessoa tenha a possibilidade de concorrer à vaga, basta “abrir o envelope da criatividade” e responder a pergunta para si próprio: “se você for para o espaço, você pode fazer algo ainda maior e melhor?”

Além disso, os candidatos devem preencher uma ficha de pré-cadastro no site Dear Moon, desenvolvido para o projeto, até 14 de março. Em seguida, a equipe responsável pelo processo seletivo realizarão uma triagem, seguida de uma entrevista individual.

Depois, o indivíduo inscrito deverá cumprir um “exercício” surpresa elaborado por Maezawa. A proposta é que os convidados sejam escolhidos até o fim de maio.

Últimas notícias