Brasil e EUA marcam reunião sobre tarifaço para a próxima semana
Contato entre representante dos EUA e ministro Márcio Elias Rosa ocorreu após ligação entre Lula e Trump e deve retomar negociação técnica

O representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, entrou em contato com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, nesta sexta-feira (21/8), após a ligação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump.
Os dois combinaram de realizar uma reunião por videoconferência na próxima semana para discutir o tarifaço norte-americano sobre produtos brasileiros.
Segundo apurou o Metrópoles, foi Greer quem procurou o ministro brasileiro logo após o telefonema entre Lula e Trump. Elias Rosa e o representante dos Estados Unidos devem voltar a conversar em breve para definir a data e os detalhes do encontro.
O contato representa o primeiro desdobramento concreto da conversa entre os presidentes e abre caminho para a retomada das negociações técnicas sobre as tarifas impostas por Washington ao Brasil.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesLula chama justificativas de “infundadas”
Segundo o Palácio do Planalto, o presidente classificou como “infundadas” as alegações relacionadas a desmatamento, acordos preferenciais, propriedade intelectual, combate à corrupção, funcionamento do Pix, mercado de etanol e importações de produtos associados a trabalho forçado.
Lula também afirmou que as tarifas prejudicam as economias dos dois países e defendeu que a negociação seja retomada.
Trump, segundo o Planalto, concordou com a retomada das negociações e sugeriu que as equipes técnicas dos dois governos voltassem a se reunir.
Tarifas podem chegar a 37,5%
Os Estados Unidos impuseram neste ano duas cobranças adicionais sobre produtos brasileiros. Uma delas, de 25%, foi estabelecida após investigação conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR).
A outra, de 12,5%, integra uma medida mais ampla aplicada a dezenas de países. Dependendo do produto, as duas alíquotas podem elevar a tarifa total incidente sobre mercadorias brasileiras para até 37,5%.
Durante a investigação, o governo norte-americano alegou que o Brasil mantinha práticas consideradas comerciais desleais pelos Estados Unidos.
O USTR apontou, entre outros temas, questões relacionadas ao comércio digital, ao Pix, ao acesso ao mercado de etanol, à propriedade intelectual e ao desmatamento. A investigação sob a Seção 301 permitiu ao governo de Trump adotar medidas comerciais de resposta.









