metropoles.com

Bisneta de ex-líder soviético: mundo está mais perto de guerra nuclear

Parente de Nikita Khrushchev afirma que guerra entre Rússia e Ucrânia deixa perigo mais próximo do que na época da crise dos mísseis cubanos

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo pessoal
Nina Khrushcheva, professora da New School e bisneta de Nikita Khrushchev
1 de 1 Nina Khrushcheva, professora da New School e bisneta de Nikita Khrushchev - Foto: Arquivo pessoal

Professora de assuntos internacionais na New School, de Nova York, e acostumada com discussões diplomáticas, políticas e bélicas em casa, Nina Khrushcheva tem receio de que ninguém recue no embate entre Rússia e Ucrânia. E, por isso, uma guerra nuclear estaria mais próxima do que durante um episódio simbólico da guerra fria.

Khrushcheva é bisneta de Nikita Khrushchev, um dos líderes mais importantes da antiga União Soviética entre 1953 e 1964. E ela diz que, agora, o perigo é maior do que em 1962, durante a construção de uma base de mísseis em Cuba por parte da União Soviética. Naquele ano, a tensão entre o país e os Estados Unidos chegou ao extremo.

0

“O que realmente salvou o mundo na época foi que tanto Khrushchev quanto (John) Kennedy (presidente dos EUA), independentemente do que pensassem da ideologia um do outro e discordassem dela, e não quisessem ceder e piscar primeiro, ainda assim, quando surgiu a ameaça de um conflito potencial de qualquer tipo, eles imediatamente recuaram”, disse a especialista no programa norte-americano Today.

De acordo com Khrushcheva, o problema de agora é que nenhum dos dois lados dá sinais de recuo, principalmente em relação a Vladimir Putin. “Isso é o que mais me assusta”, observa.

A professora definiu o conflito atual como “uma guerra por procuração” entre o Ocidente e a Rússia. E, por isso, a Ucrânia seria, “até certo ponto, um peão”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?