Rússia afirma que conflito com a Otan aumenta riscos de guerra nuclear

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse, porém, que "a Rússia não se considera em guerra com a Otan"

atualizado 29/04/2022 21:52

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fala de possível Terceira Guerra Mundial. Ele olha sério para frente com a bandeira russa atrás - MetrópolesReprodução/Twitter

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmou que um eventual conflito direto com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentaria os riscos de uma guerra nuclear.

Nesta sexta-feira (29/4), em declaração divulgada pela agência russa de notícias RIA, o ministro afirmou que a Rússia não se considera em guerra com a entidade militar coordenada pelos Estados Unidos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
0

“A Rússia não se considera em guerra com a Otan por causa da Ucrânia, já que tal desenvolvimento aumentaria os riscos de uma guerra nuclear”, frisou.

Lavrov, em entrevista ao canal Al Arabiya, com sede em Dubai, disse que a Ucrânia era culpada pela paralisação das negociações de paz com a Rússia.

Guerra

Rússia e Ucrânia vivem um embate por causa da possível adesão ucraniana à Otan, entidade militar liderada pelos Estados Unidos.

Na prática, Moscou vê essa possibilidade como uma ameaça à sua segurança. Sob essa alegação, invadiu o país liderado por Volodymyr Zelensky, em 24 de fevereiro.

A tensão no Leste Europeu voltou a subir após ao menos três investidas ucranianas contra o território russo. A escalada da violência também é influenciada pelo naufrágio do navio militar Moskva, maior embarcação de guerra russa no Mar Morto. A Ucrânia reivindicou o ataque.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias