metropoles.com

Ativistas jogam sopa de legumes em pintura de van Gogh na Itália

Obra atacada de Vincent van Gogh fica na Itália. Grupo é o mesmo responsável por colar as mãos no vidro de uma pintura de Botticelli

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Ativistas jogam sopa em quadro de van Gogh
1 de 1 Ativistas jogam sopa em quadro de van Gogh - Foto: Reprodução/Twitter

Um grupo de ativistas italianos jogou sopa de legumes no quadro The Sower — O Semeador, em português —, de Vincent van Gogh. A obra está exposta no Palácio Bonaparte, em Roma, na Itália. O ataque ocorreu nesta quinta-feira (4/11) e faz parte de um protesto contra as mudanças climáticas.

Os manifestantes também colaram as mãos às paredes da galeria do palácio. “Agimos por amor à vida, portanto, por amor à arte!”, escreveu o grupo de ativistas Ultima Generazione (Última Geração, em português) nas redes sociais.

“Em um futuro em que lutaremos para encontrar comida para todos, como podemos pensar que a arte ainda será protegida?”, questionou.

O Ultima Generazione também foi responsável por colar as mãos no vidro de uma pintura de Sandro Botticelli, em Florença, na Itália.

Recentemente, ataques semelhantes ocorreram contra obras de arte como a Mona Lisa, do pintor Leonardo Da Vinci, no Museu do Louvre, em Paris; Les Meules, de Claude Monet; e Girassóis, também de van Gogh.

As ações ocorrem às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, a COP27, entre 6 e 18 de novembro, no Egito.

Compartilhar notícia