metropoles.com

Ativistas jogam sopa de tomate em quadro de Van Gogh. Veja vídeos

Em protesto, duas jovens criticaram o uso de combustíveis fósseis. Ambas foram retiradas do local. A pintura não sofreu danos graves

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Twitter
Manifestantes Van Gogh
1 de 1 Manifestantes Van Gogh - Foto: Reprodução/Twitter

Duas ativistas pelo clima fizeram um protesto na National Gallery, museu famoso em Londres, Reino Unido. Elas jogaram sopa de tomate sobre uma tela do pintor holandês Vicent Van Gogh. Veja o momento:

As duas jovens, no momento do ato de vandalismo, retiram as jaquetas e revelam as camisetas do grupo Just Stop Oil, que milita contra a extração de gás e petroleo. Quando arremessaram o líquido na obra de arte, pessoas no local se assustam.

“O que vale mais, arte ou vida? Vale mais que comida, vale mais que justiça? Vocês estão mais preocupados sobre a proteção de uma pintura, ou a proteção de nosso planeta e pessoas? O custo da crise atual é parte do custo dos preços de petróleo. Combustível não é sustentável, milhões de familhas famintas e com frio, eles não podem pagar para esquentar uma lata de sopa”, disse a protestante antes de ser abordada por seguranças.

Confira o discurso em vídeo de outro ângulo:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles (@metropoles)

A segurança do museu deteve as duas. Elas irão responder por “dano criminal”.

A pintura não sofreu danos graves, mas pequenas avarias foram encontradas, disse a polícia local ao jornal britânico Daily Mail. A obra fica protegida atrás de uma camada de vidro. A peça “Girassóis” tem o valor estimado em 84,2 milhões de libras, ou R$ 497,64 milhões.

Histórico de protestos

Essa não foi a primeira vez no ano em que manifestantes praticaram vandalismo contra obras de arte famosas. Em 29 de abril, um visitante disfarçado atirou o que parecia ser um bolo com cobertura de chantilly na Mona Lisa, do pintor Leonardo Da Vinci, no Museu do Louvre, em Paris. No protesto, esse homem também emitiu falas em favor da proteção do planeta.

Em julho, outros dois ativistas colaram as mãos no vidro da pintura de Sandro Botticelli, Ultima Generazione (Última Geração, em português). Esse caso aconteceu em Florença, Itália. Outro caso de ativistas ambientais.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações