metropoles.com

Homem disfarçado ataca quadro da Mona Lisa no Museu do Louvre

O visitante usava uma peruca e cadeira de rodas, e atirou um bolo na obra de Leonardo Da Vinci. O vidro que protege a pintura evitou danos

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Twitter/Reprodução
foto do quadro mona lisa coberto por chantilly e um homem na frente
1 de 1 foto do quadro mona lisa coberto por chantilly e um homem na frente - Foto: Foto: Twitter/Reprodução

A Mona Lisa, como é conhecido o quadro La Gioconda, foi atacada neste domingo (29/5) no Museu do Louvre, em Paris. Um visitante disfarçado atirou o que parecia ser um bolo com cobertura de chantilly na obra do pintor Leonardo Da Vinci. 

O responsável pelo ataque usava uma peruca de cabelos pretos, um boné e estava sentado em uma cadeira de rodas, embora não precisasse disso, como mostra um vídeo em que ele aparece falando com outros visitantes (veja abaixo). Como de costume, a sala em que a Mona Lisa fica estava cheia e muitas pessoas registraram o ocorrido. 

A obra não foi danificada com o ataque, pois fica protegida por um vidro. Após o vandalismo, os guardas do museu retiraram o visitante e limparam a proteção da obra. Enquanto deixava o Louvre, o homem deu declarações (em francês) a favor da proteção do planeta. 

Outros ataques

Não é a primeira vez que a Mona Lisa é atacada. Em 2009, um visitante atirou uma xícara de chá na obra de Da Vinci, mas também atingiu apenas o vidro que cobre o quadro. 

Outro caso ocorreu em 1974, durante uma exibição no Museu Nacional de Tóquio. Na ocasião, uma mulher espirrou spray vermelho na pintura, que não sofreu danos.

A proteção de vidro foi uma medida tomada após ataques que danificaram o quadro. Uma vez, a obra foi atingida por ácido e outra por uma pedra, ambas causando danos na célebre criação de Leonardo Da Vinci. 

Compartilhar notícia