Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Minas Gerais

Visita de Lula a MG expôs disputa entre aliadas pelo mesmo eleitorado

Pré-candidatas a deputada federal, Gleide Andrade e Lohanna França devem disputar o mesmo eleitorado na região

23/06/2026 13:21
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert/PR
Montagem com Gleide Andrade e Lohanna França

Belo Horizonte – A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Divinópolis, no Centro-Oeste, para a inauguração do Hospital Universitário da Universidade de São João del Rei (HU-UFSJ), na última sexta-feira (19/6) , evidenciou um racha entre duas importantes figuras políticas de esquerda na região.

A tesoureira nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleide Andrade, foi uma das articuladoras da visita do petista a região. A agenda foi vista como uma forma da petista, que é pré-candidata a deputada federal, engajar com o eleitorado da região.

Contudo, no evento havia uma forte e entusiasmada claque pela deputada estadual e também pré-candidata a deputada federal Lohanna França (PV), que era muito aplaudida sempre que aparecia ou era citada.

Pessoas próximas à parlamentar do PV afirmaram que, inicialmente, ela não havia sido sequer convidada para o evento, mas que depois acabou sendo chamada por ter sido autora da lei que autorizou a doação do imóvel para a universidade.

Além do embate na corrida ao Legislativo federal, as parlamentares mineiras também devem disputar a mesma base eleitoral na eleição estadual, com seus apadrinhados.

O que elas dizem (ou não dizem)

Perguntada sobre a relação com Gleide Andrade, França afirmou que o foco é em combater a extrema-direita no Brasil e na região.

“Fui eleita duas vezes, como vereadora e como e deputada estadual, por saber que a verdadeira disputa que a gente tem hoje é com a extrema-direita e o avanço do retrocesso no Brasil e no Centro-Oeste, afirmou França por meio de nota.

A petista foi procurada, mas ainda não respondeu aos contatos.

Vereadores, historiadores e pré-candidatos a deputado estadual

Os dois nomes apoiados pela deputadas federais à Assembleia Legislativa de Minas Gerais possuem algumas coisas em comum.

Tanto Vitor Costa (PT) quanto Kell Silva (PV) são vereadores de primeiro mandato, tendo sido eleitos no pleito de 2024. O petista recebeu 2,08% dos votos (2.439) e a candidata do PV foi preferida por 1,87% do eleitorado (2.195).

As coincidência também seguem na vida acadêmica. Vitor, que tem 26 anos, cursa História na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); já Kell, de 39 anos, é formada em História, mas pela UFSJ, tendo feito mestrado e doutorado na área, este último pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).