Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Minas Gerais

Veja quem entra no radar após PT decidir por candidatura própria em MG

Reunião entre presidente Lula, lideranças do PT mineiro e executiva nacional decidiu não apoiar nenhum candidato de outra legenda

24/06/2026 15:14
Compartilhar notícia
Willian Dias/ALMG; Thiago Cristino / Câmara dos Deputados; Alexandre Netto/ALMG
Montagem com Marília Campos, Rogério Correia e Sandra Goulart

Belo Horizonte – Uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) de Minas Gerais e a Executiva nacional, na manhã desta quarta-feira (24/6), em Brasília, definiu por uma candidatura própria ao governo estadual na disputa de outubro.

Entre os possíveis nomes a enfrentar a corrida eleitoral, estão o da ex-prefeita de Contagem Marília Campos; os deputados federais Rogério Correia e Reginaldo Lopes; a deputada estadual Beatriz Cerqueira; e a ex-reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sandra Goulart.

Veja quem entra no radar após PT decidir por candidatura própria em MG - destaque galeria
5 imagens
Deputado federal Reginaldo Lopes
Deputado federal Rogério Correia
Ex-prefeita de Contagem e pré-candidata ao Senado, Marília Campos
Deputada Estadual Beatriz Cerqueira
Ex-reitora da UFMG, Sandra Goulart
1 de 5

Ex-reitora da UFMG, Sandra Goulart

Alexandre Netto/ALMG
Deputado federal Reginaldo Lopes
2 de 5

Deputado federal Reginaldo Lopes

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputado federal Rogério Correia
3 de 5

Deputado federal Rogério Correia

Thiago Cristino / Câmara dos Deputados
Ex-prefeita de Contagem e pré-candidata ao Senado, Marília Campos
4 de 5

Ex-prefeita de Contagem e pré-candidata ao Senado, Marília Campos

Willian Dias/ALMG
Deputada Estadual Beatriz Cerqueira
5 de 5

Deputada Estadual Beatriz Cerqueira

Marcelo Sant`Anna/ALMG

Apesar de afirmar reiteradamente que não deseja concorrer ao Executivo estadual, Marília é o nome favorito do PT mineiro. Uma recente pesquisa interna mostra a petista como melhor colocada, com mais de 20% das intenções de voto.

A intenção é de que Lula tente, mais uma vez, convencê-la a abrir mão da disputa ao Senado, onde aparece com cerca de 30% das intenções de votos, e aceite a missão.

Reginaldo Lopes e Rogério Correia também são nomes cotados. Eles, inclusive, estiveram tecnicamente empatados no estudo que o partido encomendou, mas há um temor que a medida possa enfraquecer a sigla na Câmara dos Deputados.

Os dois foram, respectivamente, o quarto e o quinto deputado mais votados de Minas Gerais em 2022, sendo que Reginaldo foi escolhido por 196 mil eleitores, enquanto Rogério foi o preferido de quase 186 mil.

Recém filiada ao partido, Sandra Goulart é vista com otimismo por alas do PT. A gestão à frente da UFMG e a falta de um histórico político são vistos como pontos favoráveis a sua candidatura.

A deputada estadual Beatriz Cerqueira é outra que pode assumir a disputa. Ela sinalizou, em suas redes sociais, positivamente à possibilidade de participar do pleito e destacou que, ao longo dos últimos oito anos em que esteve na Assembleia, conheceu o estado, as dores de cada região e desenvolveu conhecimento sobre segurança, saúde e outras áreas.

Contudo, Beatriz pontuou que, no momento, está focada em se reeleger deputada estadual. Em contato com a reportagem, a presidente do PT mineiro, a também deputada Leninha, afirmou que a parlamentar não deve ser o nome da legenda na disputa.