“Sicário”: chefe da PF em MG vai a Brasília entregar inquérito ao STF

A PF concluiu que Luiz Philipi Machado de Moraes Mourão, o “Sicário” do banqueiro Daniel Vorcaro, cometeu suicídio na prisão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Arte Gabriel Lucas/Metrópoles
Sicário, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, espião de Vorcaro, tem morte encefálica em Belo Horizonte arte metrópoles 1
1 de 1 Sicário, Luiz Phillipi Machado de Moraes Mourão, espião de Vorcaro, tem morte encefálica em Belo Horizonte arte metrópoles 1 - Foto: Arte Gabriel Lucas/Metrópoles

Belo Horizonte – A Polícia Federal concluiu inquérito sobre a morte de Luiz Philipi Machado de Moraes Mourão, que ficou conhecido como “Sicário” do banqueiro Daniel Vorcaro. O superintendente da corporação em Minas Gerais, Richard Murad Macedo, viajou a Brasília nesta quinta-feira (23/4), junto ao delegado que presidiu o inquérito, para entregar o resultado pessoalmente no Supremo Tribunal Federal (STF), onde correm as investigações relativas ao Banco Master.

Segundo as apurações, Mourão tentou suicídio sozinho em sua cela, na PF, em 4 de março deste ano, e teve morte cerebral constatada dois dias depois, no Hospital João XXIII, na capital mineira.

Foi descartada a possibilidade de o óbito ter sido provocado por outra pessoa, como noticiou o Metrópoles na coluna de Mirelle Pinheiro.

O “Sicário” foi preso em 4 de março, na terceira fase da Operação Compliance Zero da PF. Ele era apontado como braço direito do banqueiro Daniel Vorcaro e atuava em um suposto esquema de fraudes e intimidação. No mesmo dia, segundo a PF, ele se enforcou na cela usando a camiseta que usava.

Antes de ele ser levado ao hospital, policiais e socorristas do Samu tentaram reanimá-lo.

Em decisão judicial que autorizou nova fase da Operação Compliance Zero, a PF descreve que Sicário seria responsável por coordenar ações de vigilância, levantar informações e acompanhar pessoas consideradas rivais ou críticas ao empresário.

Nas conversas analisadas pelos investigadores, Sicário aparece como o articulador das atividades da chamada “Turma”, grupo que reunia pessoas próximas ao banqueiro e integrantes com experiência na área de segurança

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?