Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Minas Gerais

Caso Cleitinho desista, PL e Flávio têm nova opção em MG: Marcelo Aro

Cenário é uma tentativa do PL de tentar trazer o apoio do União Brasil e do Progressistas para a disputa presidencial

24/07/2026 02:00
Willian Dias/ALMG
Marcelo Aro

Belo Horizonte – O PL segue trabalhando com alternativas para o caso do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) não concorrer ao governo de Minas Gerais. Em meio a um impasse nacional, o ex-secretário-geral de Minas Gerais Marcelo Aro (PP) vem sendo tratado como uma possibilidade para receber o apoio da legenda bolsonarista.

A possibilidade começou após lideranças nacionais da federação União-PP terem levantado o nome do político do progressistas, em meio a uma disputa por espaço na disputa ao Senado com o senador e pré-candidato à reeleição Carlos Viana (PSD).

“Nós temos que entender que estamos dentro de um contexto nacional. Se depender de mim, queremos ter um candidato próprio, mas tenho maturidade e responsabilidade suficiente para entender que estamos dentro de um projeto nacional que envolve outros estados e a construção de uma candidatura majoritária a presidente da República”, afirmou o presidente do PL mineiro, o deputado federal Zé Vitor, sobre a possibilidade.


Entenda o impasse entre o PL e Cleitinho

  • O PL queria apoiar Cleitinho desde o início da pré-campanha em Minas
  • Cleitinho, no entanto, adiou várias vezes a decisão sobre disputar o governo e os aliados perderam a paciência
  • O PL passou a discutir uma candidatura própria e o favorito no momento é Vittorio Medioli, mas o partido também discute embarcar em uma candidatura de Marcelo Aro
  • As convenções partidárias vão até 5 de agosto para definir o cenário eleitoral

A questão nacional passou a pesar na disputa mineira nos últimos dias. O senador Ciro Nogueira, presidente do PP, já informou o senador e presidenciável Flávio Bolsonaro (PL) de que a federação deve optar pela independência na disputa ao Palácio do Planalto, mas o PL não perdeu todas as esperanças.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Assim, o partido de Flávio passou a apresentar alternativas para ter esse apoio ao Palácio do Planalto. Entre as ofertas está a possibilidade de abrir mão de uma candidatura do ex-prefeito de Betim Vittorio Medioli (PL) ao governo de Minas em favor de apoio a Marcelo Aro.

Outra candidatura que acabou sendo “vítima” desta negociação foi a de Izalci Lucas (PL) ao governo do Distrito Federal, já que o PL decidiu apoiar a reeleição da governadora Celina Leão (PP).

A federação União-PP se reuniu nos últimos dias para alinhar sobre a possibilidade de lançar Aro ao Palácio Tiradentes.

Do Senado ao Governo de Minas

A ideia inicial de Marcelo Aro era concorrer a uma das duas vagas ao Senado de Minas Gerais, mas em meio a uma disputa por espaço dentro da direita, o político passou a rever o cenário em meio a uma disputa com o senador Carlos Viana (PSD).

O apoio do ex-secretário a reeleição do governador Mateus Simões (PSD) estaria condicionada a um maior espaço para ele na disputa ao Senado. O que foi entendido como um pedido para retirar Viana da disputa.

A proposta não foi recebida com entusiasmo dentro do PSD mineiro, além do que o senador tem apoio do presidente nacional do partido Gilberto Kassab.

E Cleitinho?

O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) afirmou que deverá anunciar sua decisão apenas em agosto, mas a convenção partidária estadual está marcada para este sábado (25/7).

Correligionários garantem que o senador mineiro será candidato ao governo de Minas Gerais e que o anúncio vai ocorrer já nesta semana.

Outras pessoas não demonstram tanta confiança e acreditam que a morte do irmão caçula abalou demais a família, e que pode afetar a decisão de enfrentar uma campanha política no momento.