30 de novembro de 1872: 1° jogo internacional deu empate sem gols

Os ingleses são conhecidos pelo mundo por "inventar" esportes. Na realidade, só escreveram e fixaram as regras. O futebol é bem mais antigo

atualizado 30/11/2020 6:45

Cartaz primeiro jogo internacional de futebolReprodução FootyCrowd

Foram três dias de chuva intensa neste finzinho de outono de 1872 em Glasgow, a capital da Escócia, no norte da Grã Bretanha. E no dia 30, um sábado, a neblina era tão intensa no mais prestigioso terreno de cricket da cidade que os jogadores e o público de cerca de quatro mil pessoas tiveram que esperar 20 minutos para dar início a um verdadeiro marco na história dos esportes: a primeira partida internacional de futebol.

O gol era feita de dois paus com uma fita no lugar onde fica hoje o travessão. Para marcar um ponto, a equipe devia fazer a bola, tocada unicamente com os pés, passar debaixo daquela fita. Era o objetivo, que se diz “goal” em inglês.

Os jogadores já tinham sido definidos em onze de cada lado. Mas os papéis não eram necessariamente fixos. Nesta partida, que terminou num morno 0 a 0, tanto o atacante da Escócia quanto o da Inglaterra trocaram de posição com o goleiro de suas equipes por alguns minutos. Para descansar provavelmente…

As regras utilizadas foram as definidas algumas semanas antes pelo grupo que criou a Football Association, onde o uso das mãos para transportar a bola foi proibido. Daí a diferença com o rúgbi, que também teve sua primeira partida internacional oficial entre Escócia e Inglaterra.

Então os ingleses inventaram o futebol? Não mesmo. 3 mil anos antes de Cristo, as bolas já rolavam. E em vários cantos do globo ainda não inteiramente “descoberto”. Sabe onde? Os Cabeças de Notícia da Radio Metrópoles contam mais nesta segunda-feira (30/11) em 104.1 FM em Brasília e região, e pelo aplicativo em todos os lugares onde se joga futebol.

 

Últimas notícias