25 de novembro de 1844: nasce Carl Benz, sortudo por ser esposo de Bertha

O triciclo de Benz é o primeiro automóvel do mundo. Um invento genial que seria desconhecido sem sua mulher, que não era Mercedes

atualizado 25/11/2020 6:06

Benz tricycle 1886Divulgação/Daimler Benz Group

Carl Benz (com C mesmo, o próprio não gostava de ver seu nome escrito com K) é um daqueles vidrados por mecânica e por transporte que, num período de quinze anos, antes da virada do século retrasado, criaram os primeiros automóveis.

No caso do alemão de Karlsruhe, a história (e o serviço de registros de patentes) o consagra como o primeiríssimo. O Benz Patent Motorwagen de 1886 era um triciclo com tabua de madeira forte no meio para sustentar um banco e uma pessoa.

Os pneus eram de bicicleta e havia uma manivela para direcionar a roda dianteira. Atrás, um motor, de um cilindro, e baterias. Funcionava com um tipo de combustível parecido com o óleo das lamparinas. E era capaz de atingir absurdos 8 km/h!

É obvio que esta velocidade estupenda era perigosa demais e a foto que ilustra a matéria é de uma reprodução do primeiro “carro”. Porque o original terminou sua curta vida… colidindo com um poste! Como todos os construtores da época, cada novo modelo de Benz trazia aperfeiçoamentos. E as versões seguintes melhoraram mesmo.

Mas o Benz (ainda) não tinha virado o Mercedes, símbolo de status e de luxo até hoje. Era uma invenção barulhenta e fedida que assustava os vizinhos quando Carl dava suas voltinhas no bairro. Pior, ninguém comprava a patente, e as finanças do engenheiro, já cinquentão, estavam baixas.

É aí que entra Bertha, a senhora Benz e mãe de seus cinco filhos. E também financiadora do lar já que o dinheiro que botava comida à mesa era de seu dote de casamento. Cansada por esta situação, ela vai fazer o que ninguém tinha feito, e lançar de vez o automóvel.

Imagina o quê? Os Cabeças da Notícia te contam nesta quarta-feira (25/11) na Radio Metrópoles 104.1 FM em Brasília e região, disponível também no mundo inteiro (e claro na Alemanha) pelo aplicativo.

 

Últimas notícias