metropoles.com

19 de novembro de 1969: o homem volta à lua, quase na indiferença geral

A Nasa lança novo foguete tripulado quatro meses depois do Apollo 11. E consegue várias façanhas. Mas o mundo já não está mais impressionado

atualizado

Compartilhar notícia

NASA
Alan Bean na lua
1 de 1 Alan Bean na lua - Foto: NASA

O que são quatro meses na história da humanidade? Ou até mesmo na ciência? Na corrida à lua, depois de anos culminaram, em julho de 1969, com a chegada de Neil Armstrong em primeiro em nossa lamparina da noite que é a lua, quatro meses são tão pouco…

Mas para a legenda, estes 120 dias foram enormes. Nos anos, quando a Nasa organizava visitas a escolas por exemplo anunciando o homem que pisou na lua, os alunos duvidavam quando chegava um baixinho. Não era o Neil Armstrong. E nem Buzz Aldrin. Era Peter Conrad. Peter quem?

Por ter sido o primeiro, dá-se a impressão que Neil levou o crédito para todos que o seguiram. Uma vez a formidável façanha de julho retransmitida no mundo inteiro, parece que a viagem à lua tinha virado agradável passeio de fim de semana.

Em novembro de 1969, Apollo 12 refez a viagem, com outras missões. Uma delas era “acertar” o pouso, já que em julho não foi beeem o que ocorreu. Não começou muito bem, na hora exata do lançamento, quando o foguete tinha decolado só de alguns metros, um raio atingiu Saturn V.

Mas a viagem prosseguiu, e ainda bem. Neste ambiente de cientistas e de tensão extremo, Conrad deu à história da conquista espacial sua “declaração” via radio mais engraçada, na hora de pular o último degrau da escada do módulo lunar e pisar na lua: “Este pode ter sido um pequeno passo para Neil, mas para mim que sou baixinho é enorme! Yuuupiiii!!”

Nesta quinta-feira (19/11), os Cabeças da Notícia da Radio Metrópoles te contam a segunda viagem a lua. Entre 07  e 09 horas no 104.1 FM em Brasília e região, e no resto do mundo (mas não na lua) pelo aplicativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?