Dez candidatos vão disputar lista tríplice para a PGR

Dez candidatos se inscreveram na disputa da lista tríplice para o comando da Procuradoria-Geral da República. Entre eles, há apenas uma mulher, que não é Raquel Dodge. A eleição está marcada para o dia 18 de junho, por meio eletrônico, e o prazo de inscrições terminou nessa quarta-feira (15/05/2019).  A lista é organizada pela Associação […]

atualizado 15/05/2019 22:46

Dez candidatos se inscreveram na disputa da lista tríplice para o comando da Procuradoria-Geral da República. Entre eles, há apenas uma mulher, que não é Raquel Dodge. A eleição está marcada para o dia 18 de junho, por meio eletrônico, e o prazo de inscrições terminou nessa quarta-feira (15/05/2019). 

A lista é organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) desde 2001. A iniciativa, segundo a ANPR, é fundamental para a independência do Ministério Público. O presidente Jair Bolsonaro (PSL), no entanto, deu a entender que pode ignorar a seleção para indicar o substituto da procuradora-geral. Dodge fica no cargo até setembro e não se candidatou.

“Sem o procurador-geral da República nomeado a partir da lista tríplice, não há independência real no Ministério Público. Sem MP independente, pode haver retrocesso em áreas fundamentais, como o combate à corrupção, exatamente o oposto do que clama a sociedade”, afirmou o presidente da ANPR, Fábio George Cruz da Nóbrega. “Temos certeza de que, a exemplo do que ocorreu nos últimos 16 anos, a lista será seguida pelo presidente, que terá três ótimos nomes, altamente qualificados e com liderança na classe, para escolher”, completou.  

O primeiro debate público dos candidatos será na sede da Procuradoria Regional da República no Pará, em Belém, às 15h da próxima segunda-feira (20).

Veja os nomes que já entraram na disputa:
Antônio Carlos Fonseca Silva (subprocurador-geral da República)
Blaul Dalloul (procurador regional da República)
José Bonifácio de Andrada (subprocurador-geral da República)
José Robalinho Cavalcanti (procurador regional da República)
Lauro Cardoso (procurador regional da República)
Luiza Frischeisen (subprocuradora-geral da República)
Mário Bonsaglia (subprocurador-geral da República)
Nívio de Freitas (subprocurador-geral da República)
Paulo Eduardo Bueno (subprocurador-geral da República)
Vladimir Aras (procurador regional da República)

Últimas notícias