metropoles.com

Sem tempo? Aprenda a preparar e congelar comida para a semana toda

Aprenda a organizar e congelar a comida da semana e economize tempo e dinheiro

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
legumes
1 de 1 legumes - Foto: iStock

Com as novas medidas restritivas para conter o agravamento da pandemia do coronavírus, muitos brasileiros estão em casa tendo que se adaptar ao home office. E uma das atividades que mais tem pesado no dia a dia é o preparo das refeições. Estar em casa não necessariamente significa ter tempo para cozinhar, e às vezes, acabamos recorrendo ao fast-food, opção pouco saudável.

Uma alternativa para isso, é preparar a comida para a semana seguinte durante o final de semana, separando as refeições em marmitas e congelando-as. Dessa forma, é possível garantir uma comida caseira e economizar. Mas, se você não sabe como organizar as porções, veja 4 dicas para te ajudar a se planejar!

1. Pense nos ingredientes e nos nutrientes

Uma marmita ideal é uma marmita com todos os nutrientes necessários. Um dos benefícios de cozinhar a sua própria comida é justamente optar por pratos mais saudáveis. Para isso, você precisa balancear a sua refeição optando por alimentos que contenham proteínas e carboidratos, além de vegetais e leguminosas.

As proteínas são importantíssimas para a saúde, e são capazes de influenciar a capacidade de contração dos músculos, produção de anticorpos e construção de novos tecidos. Elas estão presentes em alimentos como: soja, carnes e peixes, tofu e ovos.

Os carboidratos, por sua vez, funcionam como um combustível para o corpo, nos dando energia para realizar as atividades do dia. No entanto, os carboidratos também podem gerar efeitos ruins no corpo, por isso escolha alimentos in natura, em pequenas quantidades e sempre que possível, integrais. Os carboidratos mais consumidos estão presentes em grãos e cereais (arroz, quinoa, milho) e em tubérculos (batata, mandioca, inhame, cenoura).

Já as leguminosas são conhecidas por serem ricas em ferro, fibra e vitaminas e estão presentes em alimentos como vagem, feijão, ervilha e lentilha. As verduras e legumes, por fim, são cheias de fibras alimentares, vitaminas e minerais. Entre as verduras e os legumes mais famosos estão o chuchu, beterraba e abóbora. Esses alimentos, em conjunto, ajudam no fortalecimento do nosso organismo e devem estar presentes na sua marmita!

Veja mais dicas para montar marmitas caseiras aqui

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?