Para aquecer: prepare seis opções deliciosas de fondue

Perfeitos para as noites mais frias, confira receitas doces e salgadas para provar no inverno

atualizado 24/05/2021 11:26

Fondue de pão de queijoReprodução / Guia da Cozinha

Basta a temperatura cair um pouco que já bate aquela vontade de comidas mais quentes. Assim, alguns pratos acabam sendo típicos de dias mais frios, e quando o termômetro marca uns graus a menos, é a hora perfeita de prepará-los!

Bastante popular durante essa época, o fondue é uma receita da culinária suíça, feito originalmente de queijo e servido diretamente em cima de uma fonte de calor pouco intenso, que o mantém aquecido durante toda a refeição.

Justamente por ter se tornado um prato tão querido, outras opções foram surgindo, inclusive as doces. Hoje, por exemplo, além de contar com diversos ingredientes, como frutas, chocolates, carnes e pães, ainda existem restaurantes especializados que servem apenas o fondue em suas mais variadas formas.

Para aproveitar o friozinho de hoje, separamos seis receitas especiais que, além de muito saborosas, deixarão tudo mais quente. Bom apetite!

Ingredientes

Para mergulhar
– 2 batatas grandes sem casca e em cubos de 3cm
– 1 pacote de pão de queijo tradicional (500g)
Fondue
– 1 pacote de pó para sopa sabor queijo
– 3 xícaras de leite
– 1/4 de xícara de vinho branco seco
– Noz-moscada ralada a gosto
– 1/2 xícara de requeijão cremoso
– 200g de queijo mussarela ralado
– 1 dente de alho inteiro sem casca

Preparo

Esquente uma panela com bastante água e sal e cozinhe as batatas por 8 minutos. Devem ficar firmes. Escorra bem e espalhe em uma assadeira.

Coloque os pãezinhos em uma assadeira e leve ambas para o forno por 25 minutos ou até os pãezinhos e as batatas dourarem. Em uma panela, dissolva o pó para sopa no leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar.

Adicione o vinho, noz-moscada, o requeijão e a mussarela ralada e volte ao fogo, mexendo até o queijo derreter por completo. Passe o dente de alho na panelinha do réchaud e despeje o creme de queijo quente. Mantenha o fogo do réchaud aceso para manter o creme quente e sirva acompanhado do pão de queijo e das batatas douradas.

Confira o restante das receitas em Alto Astral.

Últimas notícias