Merenda de Solteiro: prepare o delicioso e clássico quindim

Um dos doces brasileiros mais tradicionais pode ser feito rapidamente e sem mistério em sua casa

Gabriel Foster / MetrópolesGabriel Foster / Metrópoles

atualizado 03/10/2019 13:51

O quindim não possui data certa de criação, mas um dos mais queridos doces brasileiros tem uma história que é aceita por todos. O quitute data do tempo em que as freiras engomavam seus hábitos com claras e sobravam as gemas, por isso a confeitaria portuguesa deu origem a tantos doces baseados nelas.

A receita original era feita com farinha de amêndoas, mas ao chegar no Brasil, foi necessário adaptar, pois não havia a castanha nativa por aqui. A solução que algumas cozinheiras arrumaram foi um item abundante no país: o coco. E eis que, nesta mudança, obteve-se um produto delicioso e completamente diferente.

Confira como prepará-lo e seus bizus. Sigam a receita, façam suas adaptações e, claro, não se esqueçam de postar nos Stories e marcar o perfil @andre.rochadel e @metropoles.df para vermos o trabalho de vocês! Boa merenda!

Ingredientes:

– 3 gemas (45g)
– 10g de manteiga sem sal derretida
– 35g de coco ralado
– 70g de açúcar refinado
– manteiga e açúcar para untar

Preparo:

Misture bem a manteiga derretida com o coco ralado, depois misture bem com o açúcar e reserve. O ideal é deixar que descanse por 4 a 6 horas. Nesta mistura, peneire as gemas, para que fique com um aspecto mais liso, misture bem e coloque em formas untadas com manteiga e açúcar, leve ao forno a 140ºC em banho-maria por no máximo meia hora. Deixe esfriar para desenformar.

Últimas notícias