Castanha-do-pará, saiba como o superalimento ajuda a emagrecer

A oleaginosa faz bem ao coração, combate os radicais livres, aumenta a imunidade e ajuda a regular a tireoide

atualizado 29/07/2019 16:44

iStock

Incluir a castanha-do-pará na dieta traz vários benefícios à saúde. Uma única unidade, por exemplo, contém toda a quantidade de selênio que o organismo precisa para um dia.

O selênio atua no organismo como antioxidante, neutralizando os radicais livres que provocam o envelhecimento e doenças crônicas como o câncer. Esta variedade de oleaginosa possui ainda magnésio, cálcio, manganês, potássio e cobre e, além disso, é rica em gorduras boas, que fazem bem ao coração.

Em relação ao emagrecimento, o poder dá castanha-do-pará está em sua ação sobre a tireoide, glândula responsável por acelerar ou diminuir o metabolismo do corpo. Os problemas na tireoide estão entre os principais responsáveis pelo inchaço provocado pela retenção de líquidos. Mas, a nutricionista Michelle Mendes, da Aliança Instituo de Oncologia, faz uma observação importante. “Por ser gordurosa e bastante alergênica, recomendo o consumo de, no máximo, duas castanhas-do-pará por dia”, pondera. Quem quer usá-la para emagrecer, deve se limitar a uma única unidade.

Para manter as propriedades, as castanhas devem ser guardadas em local fresco e protegido da luz. O ideal é que sejam consumidas cruas ou adicionadas a frutas, vitaminas, saladas e sobremesas.
(Com informações do portal Tua Saúde)

Últimas notícias