metropoles.com

Cremoso e crocante! Faça a receita do delicioso pavê de pé-de-moleque

Essa receita combina dois dos doces mais queridos do país

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Reprodução/ Guia da Cozinha
Na foto, um pavê de paçoca - Metrópoles
1 de 1 Na foto, um pavê de paçoca - Metrópoles - Foto: Foto: Reprodução/ Guia da Cozinha

Doce que é a cara do Brasil, o pé-de-moleque ganha novos sabores nesta receita de pavê. Prepare em casa e adoce seu dia!

Ingredientes

Farofa de pé-de-moleque
– 2 xícaras de amendoim sem pele e sem sal
– 1 xícara de açúcar
– 1/2 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de manteiga

Pasta de amendoim
– 1 xícara de amendoim torrado, sem pele e sem sal
– 1/3 de xícara de óleo de canola
– 1 colher de sopa de açúcar

Recheio de amendoim
– 6 gemas
– 1 xícara de açúcar
– 2 colheres de sopa de amido de milho
– 5 xícaras de leite pasta de amendoim (utilizaremos toda a receita acima)

Montagem
– 2 xícaras de leite
– 2 colheres de sopa de licor de laranja
– 1 pacote de biscoito champanhe

Preparo

Farofa de pé-de-moleque
Coloque o amendoim em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando até que ele fique torrado. Adicione o açúcar, mexendo de vez em quando. Cuidado para não queimá-lo. Quando o açúcar ficar na cor de caramelo, adicione o leite condensado e a manteiga. Misture bem e despeje em uma pedra de mármore ou granito untada com um pouco de manteiga (também pode ser na pia da sua casa). Esse passo precisa ser rápido, enquanto o preparado ainda estiver quente. Espalhe bem passando uma espátula por cima, para que não fique uma camada muito alta. Cuidado para não se queimar. Deixe esfriar. Pique com uma faca de forma bem grosseira, para que fique parecendo uma farofa de pé-de-moleque. Se colocar a mistura em um processador ou liquidificador, tome cuidado para não quebrar a hélice do equipamento, pois o pé-de-moleque é muito rígido.

Pasta de amendoim
Bata no liquidificador ou processador o amendoim, o óleo de canola e o açúcar até que a mistura fique cremosa. Reserve.

Recheio
Em uma tigela, misture as gemas e o açúcar batendo bem com um batedor manual. Adicione o amido e mexa bastante para incorporar. Reserve. Leve o leite ao fogo em uma panela. Quando ferver, despeje metade desse leite aos poucos na tigela com as gemas, o açúcar e o amido, mexendo sempre. Retorne a mistura para a panela com o restante do leite e leve novamente ao fogo médio. Mexa sem parar. Esse processo é necessário para que as gemas não coagulem. Após ferver, o creme vai engrossar. Continue mexendo por mais 1 minuto, desligue o fogo e adicione a pasta de amendoim. Misture tudo, coloque em um recipiente e reserve. Tampe com filme de PVC encostando no creme para que não forme uma película na superfície. Espere esfriar e leve à geladeira por 2 horas.

Montagem
Em uma travessa de vidro, coloque metade do recheio de amendoim previamente resfriado até cobrir toda a base do recipiente. Em uma tigela, misture o leite com o licor de laranja. Passe o biscoito champanhe rapidamente nessa mistura, retire o excesso e coloque sobre o recheio de amendoim. Repita esse processo com os biscoitos até cobrir toda a primeira camada de recheio. Também coloque um pouco da farofa de pé-de-moleque por cima dos biscoitos. Cubra com a outra metade do recheio. Salpique mais farofa de pé-de-moleque por cima.

Receita cortesia de chef Vinicius Rojo.

Compartilhar notícia