As mais bombadas: delicie-se com estas 6 receitas da cozinha afetiva

Receitas que abraçam o estômago e te levam de volta para a comidinha caseira da infância

atualizado 30/07/2021 15:32

Papardele bolonhesaUnsplash

Tendência da atualidade, a cozinha afetiva envolve aqueles preparos com pegada caseira que remetem à infância, à comida da vovó, dos pais.

A parte boa é que costumam ser receitas simples que podem ser facilmente preparadas em casa. Separamos seis para você preparar no fim de semana. Confira!

Macarrão à bolonhesa caseiro

Pouca coisa traz tantas memórias afetivas como uma boa macarronada à bolonhesa. Embora haja uma receita clássica registrada na câmara do comércio de Bolonha, praticamente toda família tem a sua receita. Aqui, compartilho com vocês a minha própria versão.

Dica: o molho pode ser congelado e dura até três meses no freezer.

Ingredientes para 4 pessoas

– 400g de papardele
– 300g de carne moída
– 300g de lombo suíno moído
– 1 cebola finamente picada
– 1 cabeça de alho finamente picada
– 1 cenoura finamente picada
– 1 talo de salsão finamente picado
– 1 abobrinha italiana finamente picada
– 2 xícaras de molho de tomate
– sal, pimenta do reino e noz moscada quanto baste
– 1 xícara de folhas de manjericão fresco

Preparo

Em uma panela grande, doure bem as carnes moídas, retire da panela. Refogue na ordem alho, cebola, salsão, cenoura e abobrinha. Devolva a carne, o manjericão e adicione o molho de tomate. Deixe cozinhar em fogo baixo por no mínimo uma hora, mexendo de dez em dez minutos para não queimar o fundo. Se secar demais, adicione água. Cozinhe o papardele em água com sal e retire da panela antes de estar al dente. Finalize seu cozimento no próprio molho. Sirva com queijo ralado.

Bolo de cenoura com calda de chocolate

Quando o assunto é bolo, não tem para ninguém. O de cenoura é um dos que mais agrada ao paladar do brasileiro. Seja pela massa leve ou pela cremosa calda de chocolate que cobre a mistura, o importante é o sabor.

Para quem não sabe como fazer essa maravilha, veja o passo a passo:

Ingredientes

Massa
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 1 xícara de chá de açúcar
– 3 cenouras raladas
– 4 ovos
– 1 xícara de chá de óleo vegetal
– 1 colher de chá de fermento
– 1 pitada de sal
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– raspas de limão-siciliano

Cobertura
– 100 g de chocolate meio amargo picado
– 1 colher de sopa de manteiga
– 3 colheres de sopa de açúcar
– ½ xícara de chá de leite

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes secos, como a farinha, o açúcar, o fermento e as raspas de limão em um bowl e misture. Reserve. Coloque as cenouras, os ovos, o óleo, o extrato de baunilha e o açúcar no liquidificador e bata até formar uma mistura homogênea. Em seguida, acrescente à mistura de ingredientes secos, mexendo bem até obter um creme liso.

Despeje a massa em uma forma untada (ou oito formas individuais) e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Para a cobertura, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve para cozinhar em fogo baixo, até que o chocolate derreta e você obtenha um creme liso. Cubra o bolo com a cobertura e sirva em seguida.

Cortesia: KitchenAid

Sequilhos em um prato
Biscoitos sequilhos

Sequilhos da vovó de leite condensado

Sequilhos são um acompanhamento perfeito para um café da manhã ou chá da tarde. Docinhos, eles desmancham na boca. Esta receita é bem simples de fazer, confira o passo a passo:

Ingredientes

– 500 g de amido de milho
– 1 lata de leite condensado
– 1 tablete de manteiga em temperatura ambiente
– 1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

Preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela, primeiro com auxílio de uma colher, depois com as mãos, até virar uma massa homogênea. Faça pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira untada com manteiga e farinha, esmague com delicadeza, usando um garfo.

Leve ao forno a 200ºC por cerca de 15 minutos e retire antes que doure.

bolo de fubá
Bolo de fubá

Bolo de fubá perfeito

Um bolo de fubá quentinho se faz presente nas memórias da maioria dos brasileiros. Esta receita é fácil de fazer e vai deixar seu dia mais gostoso. Confira o passo a passo:

Ingredientes

– 1 e 1/3 xícara de leite integral
– 1 xícara de óleo vegetal
– 4 ovos
– 1 e 2/3 de xícara de fubá
– 1 xícara de açúcar
– 1 e 1/3 de xícara de farinha de trigo
– 1 e 1/2 colher de chá de fermento químico

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento químico. Depois adicione o fermento e bata por mais 10 segundos. Leve a uma forma untada com manteiga e farinha.

Leve ao forno já aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos ou até que se espete um palito e ele saia limpo.

lasanha no forno
Lasanha

Lasanha descomplicada

Para tornar o domingo mais especial, nada melhor que preparar uma deliciosa lasanha bolonhesa com recheio cremoso. Siga o passo a passo desta receita:

Ingredientes

– 500 g de massa de lasanha
– 300 g de muçarela fatiada
–  molho branco (dobre a receita indicada no link)
– 500 g de carne moída
– 5 dentes de alho finamente picados
– 400 ml de pasta de tomate
– 1 cenoura grande finamente ralada
– 1 talo de salsão finamente picado
– 1/2 cebola picada finamente
– as folhas de 2 galhos de manjericão
– azeite, sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Preparo

Pré-cozinhe a massa em água com sal e reserve, coloque óleo para que não grude. Em uma panela grande, em fogo alto, refogue a carne moída até que doure, remova e reserve. Refogue o alho, a cenoura, a cebola e o salsão; quando secarem, devolva a carne. Reserve uma colher de arroz do molho de tomate, e coloque o restante na carne, incorpore, corrija o sal, a pimenta do reino e a noz moscada. Aqueça o molho branco.

Pegue uma travessa refratária, espalhe no fundo a colher de molho de tomate que reservou, coloque uma camada de massa, uma de molho de carne, uma de molho branco e uma de queijo. Repita até acabar a massa. A última camada deve ser de queijo muçarela. Leve ao forno já aquecido a 180ºC, coberto com alumínio por 3o minutos, retire o alumínio, aumente o forno para 220ºC e deixe até que gratine. Sirva em seguida.

Bala de coco gelada
Bala de coco gelada

Bala gelada de coco com três ingredientes

Memória afetiva de muita gente, as deliciosas balas de coco que desmancham na boca eram sinônimo de festas infantis. Mas o quitute não precisa ficar esquecido. Confira o passo a passo da receita e prepare em casa:

Ingredientes

– 1 kg de açúcar refinado
– 1 xícara de leite de coco
– 1 xícara de água

Preparo

Misture bem o leite de coco, a água e o açúcar, até que se dilua por completo. Leve essa mistura em uma panela em fogo médio, com muito cuidado para que não respingue nas bordas, pois se elas estiverem sujas, vai açucarar.

Deixe no fogo até que fique com uma coloração amarelada, com bolhas grandes, use um copo com água gelada e, com o auxílio de uma colher, pingue a mistura na água, quando ela formar gotas que podem ser moldadas com o dedo, espalhe a mistura sobre uma bancada untada com manteiga e deixe até que seja possível manusear sem se queimar. Estique, dobre, torça essa massa. Repita o processo até que ela fique em uma coloração branca, aí estique e corte as balinhas com uma tesoura ou faca. Deixe na geladeira por cerca de 6 horas.

Últimas notícias