Cozinha de Solteiro: aprenda a fazer o clássico profiteroles

Sobremesa favorita da Marilyn Monroe, a massa recheada de sorvete ou creme é um sucesso

Gabriel Foster / MetrópolesGabriel Foster / Metrópoles

atualizado 24/07/2019 17:29

Sucesso nos restaurantes nas décadas de 1970 a 2000, os profiteroles são um clássico e, dizem, era sobremesa favorita de Marilyn Monroe. Composto por uma massa bomba em formato redondo (carolina), recheado com creme de confeiteiro, sorvete ou chantily, leva cobertura de calda de chocolate amargo. Achou difícil? É mais fácil de fazer do que parece.

Para a massa:
– 125 ml de leite
– 125 ml de água
– 125 g de manteiga sem sal
-10 g de açúcar refinado
– 150 g de farinha de trigo
– 4 ovos

Preparo:
Ferva água, leite, manteiga e açúcar, adicione a farinha e mexa até que se torne uma massa homogênea. Sove a misura com uma colher na panela até que ela comece a formar uma pele no fundo, retire e leve para a batedeira com a raquete. Bata na batedeira até que pare de subir vapor e vá incorporando os ovos um por um, até que fique em um ponto que, quando puxado com uma espátula, se parta em formato de “v”. Coloque em um saco de confeiteiro e faça pequenas bolas em uma forma untada. Leve ao forno a 200ºC por 10 minutos e depois baixe para 180ºC até que fique quase dourada.

Para a calda:
Partes iguais de chocolate amargo e creme de leite fresco, levando ao fogo médio e mexendo até que levante vapor.

Montagem:
Corte a massa no meio, recheie com o sorvete de baunilha, cubra com a calda quente.

Não se esqueça de preparar, postar em seus Stories do Instagram e marcar os perfis @andre.rochadel e @metropolesdf. Boa merenda!

Últimas notícias