Cozinha de Solteiro: aprenda a fazer molho bechamel e Croque Monsieur

Conheça o preparo do clássico molho branco e, de quebra, o sanduba mais pedido nos bistrôs

Gabriel Foster / MetrópolesGabriel Foster / Metrópoles

atualizado 02/08/2019 11:02

O molho bechamel, ou molho branco, é um dos mais clássicos da gastronomia. É usado como molho para massas, além de incrementar recheio de lasanha, gratinar rondeles e muito mais. O que poucos sabem é que é extremamente simples de ser feito: não passa de leite aromatizado, espessado com roux (uma mistura de farinha e manteiga refogados).

Para arrematar o preparo, ensinamos também como fazer um dos mais tradicionais sanduíches que fica saboroso com o molho: o croque monsieur. Basicamente, um misto-quente com bechamel e queijo gruyère gratinado. Caso queira transformar em croque madame, basta adicionar um ovo frito com gema mole sobre ele depois de pronto.

Não esqueçam de compartilhar no Stories e marcar o Instagram @metropolesdf e @andre.rochadel para vermos os preparos. Boa merenda!

Ingredientes

– 500ml de leite
– Meia cebola
– 1 cravo
– 1 folha de louro
– Noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto
– 80g de manteiga
– 80g de farinha de trigo

Preparo

Faça um corte na cebola e prenda nela uma folha de louro e espete o cravo. Coloque em uma panela com o leite, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Enquanto esquenta, em uma frigideira à parte, em fogo médio, cozinhe a manteiga e o trigo juntos até que fiquem com uma coloração dourada. Quando o leite ferver, abaixe o fogo e vá adicionando a mistura de trigo e manteiga (roux) aos poucos e mexendo bem para não formar grumos. Quando estiver um creme, retire do fogo.

Para o Croque Monsieur
Ingredientes

– 2 fatias grossas de pão de forma
– 1 fatia grossa de queijo ementhal
– 1 fatia grossa de presunto cozido
– Queijo gruyère ralado
– Bechamel

Preparo

Aqueça o forno a 180ºC. Em uma fatia de pão, coloque o presunto e o ementhal. Na outra, manteiga. Leve ao forno até que o queijo derreta. Retire do forno, monte o sanduíche, cubra com bechamel, coloque o gruyère ralado e volte ao forno, agora a 230ºC. Deixe até que o queijo gratine. Sirva imediatamente.

Últimas notícias