Bolos amassados? Veja os bucket hats criativos da marca Poche

Empresa lançada em 2018 por uma dupla de designers deu seu próprio toque à tendência dos "chapéus de pescador"

atualizado 24/07/2019 11:26

Reprodução/Instagram/@poche_studio

Criada pela dupla Gabrielle Datau e Jiro Maestu, a marca Poche levou a moda dos bucket hats a outro nível. Baseada em Los Angeles, a etiqueta cria versões ousadas do “chapéu de pescador”, tendência dos anos 1990 (e início dos 2000) resgatada nas últimas semanas de moda.

Os acessórios decorados manualmente ganham cores neon, estampas de vaca, diferentes padronagens e babados transparentes. Alguns até parecem bolos amassados! A rotina de produção dos designers segue uma linha slow fashion e sem compromisso com o calendário de moda.

Lançada oficialmente em outubro de 2018, a label também faz roupas e prioriza a sustentabilidade em suas peças, pensadas para serem vestidas no dia a dia. No site, a etiqueta se descreve como “um ateliê que investiga as nuances e construções das roupas e da vida cotidiana.”

Vem comigo conhecer mais!

Tudo começou com uma viagem internacional que Gabrielle e Jiro fizeram em 2014, um mês após se conhecerem. Apresentados por uma amiga, os dois tinham em comum a afinidade pela moda. Quando adolescente, “Gabby” reestruturava roupas de segunda mão e transformava em peças novas. Jiro, por sua vez, praticava costura com a máquina da mãe, aos 22 anos.

A viagem durou seis meses e foi uma verdeira redescoberta. Cada parte do percurso tinha alguma relação com a heranças dos dois: Gabrielle é indonésia-americana e Jiro é japonês-americano e francês. As máquinas de costura, a propósito, acompanharam a bagagem. Em cada lugar da viagem entre Japão, Indonésia e países da Europa, os designers aproveitaram para garimpar tecidos e costurar. Ao final, a aventura rendeu mais de 50 peças. Foi quando eles decidiram que, em breve, teriam a própria label.

Depois de lançar uma mini coleção em 2016 com acessórios e peças de vestuário, a dupla resolveu se aprimorar em algumas técnicas antes de colocar a própria etiqueta no mercado. Gabrielle fez aulas de costura e modelagem em LA, enquanto Jiro estudou técnicas de drapeado e modelagem da alta-costura em Paris. Em 2018, a Poche foi lançada oficialmente.

Reprodução/Instagram/@gabrielledatau
Gabrielle Datau

 

Reprodução/Instagram/@jiromaestu
Jiro Maestu

 

Gabrielle sempre gostou de bucket hats, mas não encontrava modelos legais o suficiente. Uma década atrás, quando eles eram considerados “feios”, a estilista já era fã dos “chapéus de pescador”. Então, no verão do ano passado, ela e Jiro produziram as próprias versões. Para a designer, eles são uma forma de deixar o look ousado.

Em uma das coleções recentes, as peças foram adornadas com sobras de tecido, que se transformaram em detalhes cheios de textura. O resultado final lembrou uma espécie de “bolo colorido”, às vezes com aspecto amassado.

Além do visual interessante, os restos de tecido costurados se tornaram uma solução para minimizar o desperdício de material. “Nós realmente tentamos salvar cada sobra e acreditamos que quase tudo pode ser reciclado ou reutilizado”, contou Gabby à Teen Vogue. Para a produção, a marca procura tecidos de segunda mão e sobras de estoque em Los Angeles, onde confecciona as peças. Algumas são feitas pelos próprios criadores, outras por pequenos grupos terceirizados.

Reprodução/Instagram/@poche_studio
Os detalhes, como babados transparentes e restos de tecidos, deixam alguns chapéus com visual similar a um bolo amassado

 

Reprodução/Instagram/@poche_studio
As cores também contribuem para o visual que lembra a sobremesa

 

Reprodução/Instagram/@poche_studio
Coleção inspirada em bolos

 

As peças de vestuário da marca incluem vestidos de patchwork, blusas transparentes e calças de seda. Já os bucket hats são estampados e bordados com detalhes divertidos e texturizados. Além do site oficial, a label trabalha com varejistas parceiros. Gabrielle e Jiro criam itens direcionados para as necessidades e a identidade estética de cada loja.

Reprodução/Instagram/@poche_studio
Vestidos de patchwork com tecido transparente

 

Reprodução/Instagram/@poche_studio
Casacos baggy e bucket hats com estampa de vaca

 

Reprodução/Instagram/@poche_studio
Camisa transparente lavanda

 

Reprodução/Instagram/@poche_studio
Calças com bolsos modernos

 

Reprodução/Instagram/@poche_studio
Vestido com mix de textura

 

De acordo com o site i-D, a Poche lançará uma série de chapéus para a loja Union, em LA, em agosto. No dia 3 do mesmo mês, promoverá presentations  no Murmurs, um espaço de artes no centro da cidade. Em setembro, fará uma peça de vestiário para a marca de móveis Waka Waka, de Shin Okuda.

Para o futuro, Gabrielle contou à Teen Vogue que gostaria de trabalhar com workshops de costura para crianças.

Veja mais modelos na galeria:

0

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias