metropoles.com

Curiosidades da cozinha: 6 receitas que deram errado e originaram quitutes famosos

Alguns dos preparos e iguarias mais queridos das pessoas foram felizes erros de seus inventores

atualizado

Compartilhar notícia

Unsplash
cozinha bagunçada
1 de 1 cozinha bagunçada - Foto: Unsplash

Ao nos deliciarmos com alguns quitutes muitas vezes pensamos em como tal receita foi criada, se foi uma invenção difícil e complicada, mas nem sempre é assim.

Fato que na maioria das vezes houve sim um planejamento e um norte, mas é curioso como preparos bem estruturados surgiram acidentalmente nas cozinhas. Conheça alguns dos mais inusitados.

Sanduíche

O sanduba nada mais é que o resultado da preguiça de John Montagu, no século dezesseis. O então Conde de Sandwich (uma ilha onde hoje é o arquipélago do Havaí) era tão viciado em carteado que, para não parar de jogar para comer, colocava carne entre duas fatias de pão e comia jogando. A ideia caiu no gosto dos outros e ganhou uma infinita variedade.

Petit gateau

Essa delícia só tem esse nome, que significa “pequeno bolo” em francês, no Brasil. No resto do mundo é chamado de “fondant”, algo como fundido. A receita mais conhecida foi patenteada em 1981 pelo famosíssimo chef Michel Brás. Mas há registros de que um chef francês erradicado em Nova Iorque, Jean-Georges Vongetrichten, que chegou primeiro na receita.

Há de se separar os lava cakes (que possuem um recheio congelado na massa que derrete ao assar) dos fondants, que são os bolinhos que conhecemos, cujo recheio cremoso nada mais é que a própria massa que não assou completamente.

A história por trás de todos os registros é a mesma: um bolinho onde se colocou menos farinha para obter cremosidade, mas que foi retirado antes da hora do forno. Completamente plausível, visto que o erro mais comum nesse preparo é assar demais e ter um bolinho comum.

Picolé

Quando tinha 11 anos, o estadunidense Frank Epperso ia fazer uma bebida comum na época, misturando água com gás com um saborizante e assim o fez, misturando com um palitinho. Acabou esquecendo na varanda, em uma noite de inverno. Na manhã seguinte havia congelado e grudado no palito, no formato do copo. A ideia foi tão boa que ele seguiu fazendo o quitute para a família e amigos por quase 20 anos, quando percebeu que além de genial, a ideia poderia ser rentável, e a patenteou criando o picolé.

0
Cookies com gota de chocolate

A dona de casa estadunidense e cozinheira de mão cheia, Ruth Wakefield, foi assar biscoito para os convidados, mas estava sem chocolate em pó e jogou na massa pedaços de chocolate, achando que iriam desmanchar enquanto assavam.

Para sua surpresa, as gotas permaneceram intactas e deixaram o preparo muito mais interessante. Ruth, que não era boba nem nada, vendeu a receita para a Nestlé, que até hoje a coloca nos rótulos de alguns de seus produtos ao redor do mundo.

Batata chips

Essa não foi bem um acidente. As batatas fritas como conhecemos existem há séculos, mas em meados do século 19, o chef George Crum recebeu um cliente para lá de chato que ficava devolvendo as fritas, alegando estarem muito grossas e molengas.

Já farto disso, o cozinheiro pegou uma batata e cortou em lâminas finíssimas, fritou e mandou para a mesa. Foi um sucesso. Desde então temos esse amado snack.

Casquinha de sorvete

Essa, como várias outras invenções, possui origem incerta. Entretanto todas as histórias são iguais. Algum vendedor de sorvete ficou sem taças em um dia de muitas vendas e resolveu enrolar uma massa de waffle mais assada em cones para transportar a delícia gelada. Desde então, é uma das formas favoritas de saborear um bom sorvete.

Salgadinhos industrializados

Sabe aqueles salgadinhos de supermercado que mais parecem isopor, mas que as crianças (e vários adultos) amam? Pois é, também foram um acidente.

Um funcionário de uma fábrica de ração animal, feita à base de milho, notou que ao higienizar as máquinas de produção com água (a umidade fazia com que o pó dos grãos se aglutinasse e naturalmente saísse das engrenagens) o resultado na saída do forno eram pedaços aerados de “sei lá o que”. Resolveu provar e gostou do resultado, levando a fábrica a incluir esses produtos em seu portfólio.

Compartilhar notícia