Coronavírus: como proceder com as compras de mercado?

Após retornar com as compras, entenda como higienizar embalagens e alimentos

Supermercado durante criseHugo Barreto / Metrópoles

atualizado 22/03/2020 21:33

O mundo está atento aos cuidados que o coronavírus exige para que o mal não se prolifere. As orientações de higiene pessoal estão disponíveis em várias mídias e já foi apresentado o que deve ser feito ao receber delivery de alimentação em casa. Agora vamos tratar de como se proteger durante e depois das compras em empórios e mercados.

via GIPHY

No mercado

Faça lista em papel e descarte-o após as compras. Evite lista no celular para não precisar tirá-lo sempre do bolso. Evite proximidade com os outros clientes (a distância recomendada é de 2 metros). Não tussa ou espirre sobre embalagens ou produtos, você pode ser um vetor e estar contaminando outros.

Se possível, após pagar e embalar as compras, higienize as mãos imediatamente.

via GIPHY

 

Ao chegar em casa

Todos os procedimentos normais de retorno da rua como tirar os sapatos, trocar as roupas e lavar as mãos seguem sendo indicados. Agora quanto aos alimentos, o ideal é utilizar uma solução de 4 colheres de sopa de água sanitária por litro de água, e, com um pano, higienizar produtos de prateleira e embalagens antes de organizá-los (aproveite para higienizar também a sacola ecológica).

Já as hortaliças, frutas e vegetais devem seguir o mesmo procedimento de recebimento em restaurantes: serem deixados todos de molho em uma solução de uma colher de sopa de água sanitária por litro de água. Enxague bem todos antes de colocar na geladeira. Limpe a bancada e a área onde manipulou as compras com a mesma solução que limpou as embalagens.

Essas medidas evitam que você traga alimentos e embalagens contaminados para dentro de casa.

Últimas notícias