Adicionar temperos e especiarias às receitas é um passo na hora de cozinha que para muitas pessoas é apenas um detalhe, mas saiba que essa ação é capaz de transformar preparos.
E se em casa você tem aquele tradicional “cantinho do tempero”, cheio de saquinhos, potes e vidrinhos, saiba que há sim maneiras de usar, conservar e guardar esses condimentos. No artigo de hoje, compartilho dicas de como potencializar esses ingredientes. Confira:
Prefira grãos
Dê preferência para comprar os temperos em grãos: pimentas, noz moscada, o que for. Caso possa moer na hora, escolha essa versão. Explico o motivo: quanto maior a superfície exposta ao ar, mesmo tampado, mais o tempero perde suas propriedades. Ele começa a oxidar, perdendo aroma e sabor. Se estiver em grãos, a qualidade é mantida por muito mais tempo.
Comprou muito? Congele
Não tenha medo de congelar especiarias e ervas secas em saquinhos vedados ou potes. O único cuidado que se deve ter é de descongelá-las na geladeira, por cerca de 12 horas. Isso evita que o tempero pegue umidade por conta da condensação e estrague.

A melhor forma de armazenar especiarias é em potes bem fechados, de preferência sem contato com luzUnsplash

Caso os temperos comecem a ficar engordurados ou empedrados, descarte-osUnsplash

Temperos típicos da culinária brasileira são ricos em nutrientes e ajudam no emagrecimento saudávelUnsplash

Todo mundo tem uma prateleira de temperos em casaUnsplash

Elas podem ser encontradas moídas ou secas, em grãosUnsplash
Vou guardar ao lado do fogão!
Prática comum, mas a não ser que seu uso seja constante, não faça isso. Calor e gordura são venenos para os temperos. A maioria dos aromáticos de especiarias são lipossolúveis, ou seja, diluem-se em gordura. Isso significa que os vapores de gordura que sobem do fogão podem ficar nos temperos, deixando tudo com cheiro de coifa.
Guarde os temperos longe do calor e da luz, em potes vedados, de preferência de vidro escuro, para evitar a oxidação pela incidência luminosa.
Eles estragam?
Via de regra, a validade é muito maior do que a indicada nos pacotes, porém perdem sabor e aroma. Mas é possível que ele estrague até mesmo antes da hora. Fique atento. Se o tempero apresentar mofo ou empedrar, é sinal de que deve ser descartado. Melhor não arriscar.
Sem sabor
É normal que o sabor fique mais fraco com o tempo. Para resolver o problema, caso o tempero esteja dentro da validade, leve ao forno, dê uma aquecida leve, mexendo de um em um minuto, até que os aromas subam. Mas esse processo só é efetivo por duas a três vezes, no máximo.