metropoles.com

É do Brasil! No Dia Nacional do Vinho, veja 15 opções que vale conhecer

O Metrópoles conversou com quatro sommeliers de Brasília para rankear os rótulos brasileiros que mais se destacam no mercado atual

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ FreePik
Garrafa derramando vinho em taça
1 de 1 Garrafa derramando vinho em taça - Foto: Reprodução/ FreePik

O Dia Nacional do Vinho é comemorado sempre no primeiro domingo de junho. A data foi criada para enaltecer a produção brasileira, que segue batalhando para ser amplamente conhecida.

O projeto de lei que institucionalizou o dia nacional é de 2008, mas apenas em 2015 o senador Lasier Martins encaminhou o requerimento à publicação. Em 2017, o projeto foi aprovado e desde então a data é comemorada.

A Serra Gaúcha, localizada no Rio Grande do Sul, é a região que mais produz vinho no país, e abriga cerca de 670 vinícolas. Atualmente, o Brasil tem uma área de produção que alcança cerca de 79,9 mil hectares, com cerca de 1,1 mil vinícolas que movimentaram, até 2019, mais de R$9 bilhões. A produção ficou em torno de 200 milhões de litros de vinho e 120 milhões de litros de espumante, segundo pesquisa do Dia do Vinho Brasileiro.

Com as temperaturas lá em baixo na capital e a quarentena, a venda da bebida aumentou cerca de 93,9%, com 248,9 mil compras realizadas, segundo a plataforma Compre&Confie. E, já que o consumo subiu, porque não investir em rótulos nacionais?

O sommelier Marcos Augusto Rachelle, responsável pelas cartas do Nakombi e do South Side, explica que o vinho nacional, além de ter crescido muito em qualidade, pode surpreender o cliente que aproveitar o momento para investir.

“Com aumento do dólar e do euro, será uma grande oportunidade para as pessoas conhecerem mais os vinhos feitos aqui. Esse ano, particularmente, foi muito bom para o vinho. Choveu pouco na época da colheita, o que favoreceu o bom amadurecimento das uvas, e conseqüentemente, originou-se vinhos de qualidade superior”, ressalta.

Ana Clara Carvalho, sommelier do restaurante ‘A Mano, também destaca os rótulos de 2020. “Sem dúvida temos evoluído muito e estamos ganhando espaço principalmente com os espumantes. Essa safra foi uma das melhores”. A profissional atribui o sucesso à tecnologia. “As vinícolas estão apostando muito nisso, e estão aprimorando também as técnicas de vinificar”, complementa.

Já a sommelier Jeane Nunes, da Dolce Far Niente, destaca ainda que o consumidor “quaretener” está optando por rótulos mais acessíveis. “Justamente por querer tomar uma quantidade maior. Mas o custo-benefício lidera, então o cliente busca um vinho que tenha equilíbrio entre maciez e sensação de dureza”, aponta.

Ao Metrópoles, os profissionais listaram 15 vinhos brasileiros que vale a pena a rolha. Confira:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações