Dia da Cachaça: conheça drinques da bebida que vão além da caipirinha

Diávolo, Cachaça Sour e Drinque dos Deuses são algumas das opções que você deve experimentar

iStockiStock

atualizado 13/09/2018 0:06

O Dia Nacional da Cachaça é comemorado no dia 13 de setembro e foi oficializado pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac). A famosa bebida já é considerada um patrimônio cultural e histórico do país, sendo utilizada no preparo de um coquetel mundialmente conhecido: a caipirinha. Mas, ao contrário do que muitos pensam, ela é base para variados drinques. O Metrópoles selecionou algumas dessas receitas para celebrar esta data especial.

Cana, pinga ou aguardente… o líquido é obtido através da fermentação e destilação do caldo de cana-de-açúcar ou do melaço. Inicialmente, a bebida enfrentava preconceito e resistência. Atualmente, a qualidade e o investimento da indústria cresceu e é possível encontrar produtos com valores que variam de R$ 15 até R$ 3 mil.

De acordo com o mixologista Gustavo Guedes, a bebida faz sucesso no mercado. “Os grande bartenders brasileiros contribuem para a formação de uma identidade nacional dentro da coquetelaria com a cachaça”, opina.

Para comemorar o aniversário da queridinha brasileira, convidamos o mixologista do Contê, Gustavo Guedes, para produzir a Cachaça Sour, um drinque com notas cítricas e aromáticas.

Além dessa, outras misturas são possíveis. O Métropoles selecionou três opções para você fazer em casa e comemorar com estilo esta data. Claro, com moderação!

Diávolo
– 50ml de cachaça
– suco de 1/2 limão-siciliano
– pimenta dedo-de-moça
– açúcar
– pimenta-calabresa moída para decorar

Coloque em um prato raso a pimenta-calabresa moída e o açúcar. Umedeça a boca do copo, passando a metade do limão-siciliano em toda a borda. Passe a borda do copo sobre o prato com pimenta-calabresa e açúcar até que fique bem preenchida. Acrescente gelo no copo, adicione a cachaça e o caldo de limão-siciliano com cuidado para não tocar a borda e misture.
Corte a extremidade menor da pimenta dedo-de-moça e fixe-a na borda do copo.

Drinque dos Deuses
– 100ml de leite de coco
– 100ml de suco de maracujá
– 100ml de groselha
– 1 lata de leite condensado
– 100ml de cachaça
– gelo picado

Bater os 5 primeiros ingredientes no liquidificador e acrescentar o gelo na hora de servir.

Drinque com cachaça por André Rochadel
– 1 parte de cachaça
– 1 parte de cachaça Marsala
– 1 parte de espumante
– Água com gás

Em um copo com gelo, misture medidas iguais dos líquidos e complete com água gaseificada.

Últimas notícias