metropoles.com

Camburão do Chopp: cervejeiros brasilienses ganham delivery

O estabelecimento começou as entregas em abril deste ano e já conta com clientes fiéis: pedidos podem ser feitos por aplicativos no celular

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Tecnologia cervejeira desenvolvida em Brasília
1 de 1 Tecnologia cervejeira desenvolvida em Brasília - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

A paixão pela cerveja e a necessidade de tornar fixo um serviço itinerante criou o primeiro delivery de chope artesanal de Brasília. O Camburão do Chopp começou quando o empresário Pedro Henrique Bernardes precisou se reinventar: depois de um negócio malsucedido na área de tecnologia da informação, ele adaptou um carro com chopeiras e passou a frequentar eventos de food trucks pela cidade. A opção, ele sabia, não deveria durar, porque a rotina era inconstante e muito cansativa.

“A ideia do delivery veio de uma conversa com minha esposa. A gente estava pensando em maneiras de dar vazão a todo o chope com o qual trabalhávamos e pensamos em entregar na casa dos clientes”, lembra o empresário. O plano sempre foi despachar a bebida para os lares dos consumidores: como o estabelecimento na 316 Norte é muito pequeno, os sócios nem consideraram servir a cerveja no copo.

A casa trabalha com dois formatos de chope, em growlers de plástico, de um e de dois litros. Com seis chopeiras à disposição, a ideia é ter certa rotatividade, mas os queridinhos da clientela sempre são priorizados.

“Alguns chopes saem muito rápido. Normalmente, a gente pega algumas garrafas, prova com amigos e clientes, para, em seguida, definir quais barris vamos comprar. Toda hora tem alguma diferente”, garante Pedro.

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
A cerveja do Camburão do Chopp vem em growlers de plástico de um ou dois litros

 

Como a oferta de chopes muda a cada semana, a atualização do cardápio nos aplicativos é frequente. “Procuramos manter parcerias com cervejarias locais para conservar o frescor da bebida. Nosso cliente é gente como a gente, quer provar cerveja especial. As pessoas estão curiosas, esse mercado está crescendo”, comemora Pedro.

Por enquanto, o serviço está disponível no iFood e Uber Eats. Além disso, é possível fazer o pedido diretamente no Whatsapp da loja. “Se o cliente mora em um endereço onde os aplicativos não atendem, a gente adiciona o CEP e aumenta o nosso raio”, explica o empresário. As entregas, atualmente, concentram-se na Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul (exceto as quadras próximas ao Aeroporto), Noroeste e Sudoeste. A próxima região atendida, Pedro adiantou, será o Cruzeiro.

A casa guarda também algumas novidades: a mais próxima é uma máquina self-service de bebidas em barril, tecnologia desenvolvida pelos sócios do Camburão. Até setembro, mais três chopeiras serão instaladas no estabelecimento, o que vai aumentar a oferta de cervejas. Por fim, para atender melhor a demanda da população das regiões mais ao sul do Plano Piloto, Pedro planeja abrir mais uma unidade na Asa Sul. “Mas isso é plano para um futuro mais distante”, diz.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?