Porco no Catar! Saiba tudo sobre o Mundial de Clubes, que começa nesta quinta-feira

Competição tem início com duelos da segunda fase do torneio, para decidir quem enfrentará Palmeiras e Bayern de Munique

atualizado 04/02/2021 1:10

Silvia Izquierdo - Pool/Getty Images

Começa nesta quinta-feira (4/2), a edição de 2020 do Mundial de Clubes da Fifa. A competição foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus e terá, pela última vez, o formato atual. A partir de 2021, o torneio será disputado de quatro em quatro anos.

A edição deste ano conta com Palmeiras e Bayern de Munique como favoritos, campeões da Libertadores e da Champions League, respectivamente. Fique por dentro de tudo que vai rolar no torneio e das equipes que vão em busca do título de campeão mundial:

Times
A competição desta temporada terá seis participantes. O Al-Duhail é o representante do Catar, país-sede, convidado pela Fifa. O Al-Ahly representa o continente africano. O Tigres, do México, é o campeão da Concacaf. E o Ulsan Hyundai, da Coréia do Sul, é o representante da Ásia.

Fechando o sexteto, o Palmeiras é o campeão da América do Sul, vencedor da Libertadores 2020. E o poderoso Bayern de Munique representa a Europa, por ter conquistado a Champions League.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

Quem é quem
Favorito ao título, o Bayern de Munique tenta seu quarto título mundial. O time foi campeão com autoridade da Champions League, com direito a goleada histórica na semifinal sobre o Barcelona na semifinal. Os alemães contam com nomes como o goleiro Manuel Neuer e o atacante Robert Lewandowski, premiado melhor jogador do mundo em 2020. 

O Palmeiras vem logo atrás. O campeão da Libertadores é zebra diante do poderoso time alemão, mas tentará repetir feitos de clubes brasileiros como Internacional, São Paulo e Corinthians e surpreender os europeus, caso as duas equipes cheguem à final.

Os mexicanos do Tigres vão com um elenco experiente para o Catar. O campeão da Concacaf tem jogadores da estirpe do atacante francês Gignac e do mexicano Carlos Salcedo na zaga. O Ulsan Hyundai não joga desde 19 de dezembro e vem desfalcado de seu principal artilheiro: o clube da Ásia não renovou contrato com o brasileiro Júnior Negrão.

Representante do país-sede, o Al-Duhail tem nada mais nada menos que uma estrela do Palmeiras nos últimos anos: o atacante Dudu é a esperança de gols da equipe. Na zaga, conta com a experiência do marroquino Benatia, que já defendeu times como o próprio Bayern de Munique e a Juventus.

O Al-Ahly, do Egito, tem como destaques o zagueiro-artilheiro Ali Maâloul e o meia Mohamed Magdy Afsha, cabeça pensante da equipe, que chega bem no ataque.

Formato
O Mundial de 2020 começou com um WO. O Auckland City, time da Nova Zelândia que representaria a Oceania, desistiu de participar da competição. Mas devido às restrições de voo impostas pelo país, o time não viajou e acabou de fora do torneio. Assim, o Al-Duhail, do Catar, avançou para a segunda fase.

Na segunda fase, uma espécie de quartas de final, Tigres-MEX e Ulsan Hyundai, da Coréia do Sul, fazem o primeiro confronto, nesta quinta-feira, às 11h. Deste duelo sairá o adversário do Palmeiras na semifinal, no domingo (7/2), às 15h.

No segundo jogo do dia, o Al-Duhail encara o Al-Ahly, às 14h30. Quem vencer, enfrenta o Bayern de Munique, na segunda-feira (8/2) às 15h.

Os jogos finais do certame estão marcados para quinta-feira (11/2). Os dois perdedores das semifinais se enfrentam na disputa do terceiro lugar ao meio-dia. E às 15h, as duas equipes que vencerem seus duelos disputam a decisão do Mundial, no estádio Cidade da Educação.

A TV Globo e o SporTV anunciam a transmissão de todos os jogos da competição. 

Mais lidas
Vídeos
Comprar ingresso para o jogo (Cruzeiro contra Chapecoense)
Últimas notícias