metropoles.com

Neymar volta aos titulares, mas Tite esconde time da estreia na Copa

Treinador adiantou que o craque não jogará todo o amistoso contra a Áustria, nesse domingo (10/6). Duelo é o último antes do Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Lucas Figueiredo/CBF
neymar treino seleção
1 de 1 neymar treino seleção - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite confirmou neste sábado (9/6) os titulares da Seleção Brasileira para o amistoso desse domingo (10) contra a Áustria, o último antes da Copa do Mundo da Rússia, com a volta do craque Neymar. Além do principal astro da equipe, o Brasil terá Willian, Philippe Coutinho e Gabriel Jesus entre os jogadores que começarão o duelo.

Apesar da confirmação, Tite não contou se utilizará essa formação na estreia no Mundial, no próximo dia 17, contra a Suíça, em Rostov. O treinador tem essa equipe como ideal no momento, mas não quer baixar o nível de competitividade entre os atletas.

“O time de amanhã está confirmado. Só entra o Neymar no lugar do Fernandinho em relação ao último jogo. Não sei falar hoje se esse será o time da estreia da Copa. A performance vai ditando isso”, disse o treinador em entrevista coletiva após o treinamento no estádio Ernst Happel, em Viena.

Fred, ainda sob os efeitos da pancada no tornozelo direito que levou na quinta-feira, não joga. Renato Augusto pode ficar no banco e até entrar no segundo tempo.

Tite admitiu que a proximidade da Copa o deixa ansioso. Por isso, diz estar preferindo viver um dia de cada vez. “Tento fazer meu melhor a cada dia, se não a coisa fica muito pesada.” Ele disse que as mudanças emocionais ocorridas desde que estreou na seleção o obrigam a estar constantemente motivando os jogadores.

“‘É um alto desafio. Quando consigo como técnico passar a importância de performance, de competição forte e leal, como nos treinamentos. Só assim se prepara para um jogo, por isso fecho os treinos às vezes. Não consigo falar para competir agora, para baixar o ritmo depois. É natural. Os atletas compram a ideia da performance, do desempenho, de competir.”

Essa filosofia vale para todo mundo, até mesmo para a estrela da companhia, Neymar, de quem Tite exigiu ritmo forte nos treinos, apesar dos cuidados pelo fato de ele estar voltando de lesão.

“Não tirem o pé, não deixem de competir. É o que eu falo para eles. A melhor maneira de retomar o ritmo é treinar forte. Isso acelerou o Neymar, o Renato”, afirmou. O treinador também adiantou que Neymar “seguramente” não vai participar de todo o jogo com a Áustria.

Tite não escondeu que, apesar de se propor a viver um dia por vez, não deixa de sonhar com a Copa do Mundo. “Estou feliz por fazer aquilo que gosto e onde todo profissional poderia estar”, reconheceu.

Apesar de não ter experiência em Copa do Mundo, o treinador recorre à vivência no Mundial de Clubes ganho com o Corinthians em 2012 para ajudar a dar confiança ao grupo. Fez isso ao longo destes quase dois anos de trabalho.

“Importantes mudanças aconteceram, principalmente na confiança. Eu tive uma experiência de Mundial e os alertei sobre o desafio. O Casemiro falou para mim, vocês foram para o Mundial, como foi a preparação para o enfrentamento. Ai lembrei: perdemos para o São Paulo por 3 x 1 no Brasileirão antes da nossa (Corinthians) estreia no Mundial. A confiança foi lá embaixo. Para recuperar a confiança foi difícil”, recordou.

Por isso, afirma Tite, ele fala tanto em desafio, para que os jogadores estejam preparados para superar todo e qualquer obstáculo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?