A prefeitura de Nápoles, na Itália, oficializou nesta sexta-feira (4/12) a mudança no nome do estádio do Napoli. A arena, antes chamada San Paolo, foi rebatizada para estádio Diego Armando Maradona. A alteração ocorre 10 dias após a morte do ídolo argentino, o que comoveu o mundo do futebol.
“A decisão foi assinada por toda a Câmara Municipal”, anunciou a prefeitura, em comunicado. “Ele foi o maior futebolista de todos os tempos e que, com o seu imenso talento e magia, homenageou a camisa napolitana durante sete anos, conquistando dois títulos nacionais e outras taças de valor, recebendo em troca da cidade um amor eterno e incondicional.”
A decisão de mudar o nome do estádio surgiu no mesmo dia em que Maradona morreu, no dia 25 de novembro. Poucas horas após o anúncio do falecimento do argentino, a prefeitura sugeriu a alteração, que foi acatada prontamente pelas demais autoridades municipais.
A “estreia” do novo nome do estádio será na próxima quinta, na partida do Napoli contra a Real Sociedad, pela Liga Europa. O time italiano precisa da vitória para avançar à fase de mata-mata da competição continental.
A homenagem se deve à contribuição de Maradona ao Napoli. Foi sob o comando do argentino em campo que o time conquistou seus dois únicos troféus do Campeonato Italiano, nas temporadas 1986-87 e 1989-90. Com ele, a equipe também faturou os títulos da Copa da Uefa (antiga Liga Europa), em 1989; da Copa da Itália, em 1987; e da Supercopa da Itália, em 1990.

Homenagem de Tévez a MaradonaSilvio Avila-Pool/Getty Images

Maradona e o médico, Leopoldo Luque, em foto com curativo após cirurgiaReprodução/Instagram

Messi usou camisa do primeiro time de MaradonaDavid S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Mourinho e MaradonaAlexander Scheuber/Getty Images For Hublot

Maradona e Rocío Oliva durante a Copa do Mundo de 2018Jean Catuffe/Getty Images

Luciano Bisbal/Getty Images

O velório provocou aglomeração nos arredores da Casa RosadaGustavo Ortiz/picture alliance via Getty Images

Fã se desespera com morte de MaradonaRODRIGO ABD/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Morte do ídolo uniu torcedores do Boca e do River Plate, eternos rivaisRODRIGO ABD/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Caixão de Maradona, com a bandeira da Argentina e a camisa do Boca JuniorsPRESIDÊNCIA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO