metropoles.com

COI retira parcialmente a suspensão imposta ao comitê brasileiro

O COB foi suspenso no último dia 6, um dia após a prisão do então presidente, Carlos Arthur Nuzman

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FOTOS RAPHAEL LIMA
olimpiada
1 de 1 olimpiada - Foto: FOTOS RAPHAEL LIMA

O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu revogar parte da suspensão imposta ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e devolveu à entidade brasileira seus direitos como membro de associações ligadas a comitês olímpicos nacionais. A decisão foi tomada nesta terça-feira (31/10) pelo Conselho Executivo do COI. O repasse de verbas, contudo, segue suspenso.

O COB foi suspenso no último dia 6, um dia após a prisão de seu então presidente, Carlos Arthur Nuzman, no curso da Operação Unfair Play. Deflagrada pela Polícia Federal, a operação investiga suposto esquema de compra de votos para o Rio de Janeiro sediar os Jogos Olímpicos do ano passado.

A suspensão, de acordo com a regra 59 da Carta Olímpica, congelou todos os pagamentos e subsídios do COI para o COB e tirou a autorização para o comitê brasileiro exercer seus direitos de membro entre as associações de comitês olímpicos nacionais. A decisão desta terça devolve ao COB seus direitos como membro, o que permitirá que a entidade participe do encontro da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) esta semana, em Praga, na República Checa.

Segundo comunicado do COI, desde que a suspensão foi imposta o COB passou por “uma série de ações”. As mais importantes, na avaliação da entidade internacional, foram a renúncia de Nuzman, a efetivação do vice, Paulo Wanderley Teixeira, como presidente, e o processo para reforma do estatuto.

O COI destacou ainda que o comitê brasileiro está realizando uma auditoria independente que, até o momento, atestou que as contas da entidade foram devidamente auditadas e aprovadas no período que engloba as acusações enfrentadas por Carlos Arthur Nuzman, e que nada foi encontrado com as contas do comitê.

A entidade internacional alertou, contudo, que o COB segue auditando todas as suas contas e que “não haverá decisão sobre o levantamento final da suspensão provisória do COB pelo COI até que este processo seja concluído”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?