Com fim da 1ª fase, confira os cruzamentos de playoffs do NBB

Em decisão inédita tomada em reunião pela Liga Nacional de Basquete, fase de classificação teve o fim antecipado por causa do coronavírus

André Borges/Especial Para o Metrópoles

atualizado 27/03/2020 9:52

A Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do Novo Basquete Brasil (NBB), confirmou na noite dessa quinta-feira (26/03) o fim da primeira fase da competição. A informação foi adiantada com exclusividade pelo Metrópoles.

Assim, a classificação do torneio até o momento do cancelamento da fase de classificação, ainda com rodadas a serem disputadas, será levada em consideração para a montagem do chaveamento dos playoffs.

“Todos os clubes, atletas e técnicos estão cientes do momento que o mundo está passando e estão dispostos a fazer o que for necessário para que consigamos chegar ao fim desta temporada do NBB da melhor maneira”, declarou o presidente da LNB, Nilo Guimarães.

Pelo regulamento do certame, os quatro primeiros colocados avançam diretamente para as quartas de final. Assim, Flamengo, Franca, São Paulo e Minas Tênis Clube estão classificados diretamente para a segunda fase de mata-mata do NBB.

As equipes colocadas entre a 5ª e a 12ª posições se enfrentam em cruzamento olímpico nas oitavas de final. Desta forma, Mogi das Cruzes, Pinheiros, Corinthians, Botafogo, Rio Claro, Unifacisa, Paulistano e Bauru estarão na briga por um lugar entre os oito melhores do NBB.

Não se sabe, ainda, qual será o formato dos playoffs. Fontes do Metrópoles confirmaram que essa decisão só será tomada quando se tiver uma posição de quando o campeonato poderá ser retomado.

Confira os cruzamentos dos playoffs

Oitavas de final

Mogi x Bauru
Pinheiros x Paulistano
Corinthians x Unifacisa
Botafogo x Rio Claro

Quartas de final

Flamengo x Botafogo ou Rio Claro
Franca x Corinthians ou Unifacisa
São Paulo x Pinheiros ou Paulistano
Minas x Mogi ou Bauru

Brasília fora do páreo

Com o fim antecipado da primeira fase, o Brasília está fora dos playoffs. Ao final da fase de classificação, o time da capital federal ocupava a 13ª colocação do NBB, uma abaixo do G12. Com quatro jogos a serem disputados, o time precisaria, na melhor das hipóteses, vencer três e torcer por tropeços adversários para galgar posições a mais.

A temporada 2019/20 marca a primeira vez na história da competição que um time da cidade não conquista um lugar nos playoffs. Vale ressaltar que o Brasília conquistou a segunda edição do NBB, na temporada 2009/10. Nas duas edições seguintes, o extinto UniCEUB/Brasília subiu ao lugar mais alto do pódio, colocando o basquete da capital definitivamente entre as potências da modalidade.

Vídeos
Últimas notícias