Cafurnas Fulni-ô: projeto lança disco na língua indígena Yaathe

A iniciativa reúne cantos tradicionais do povo Fulni-ô. Videoclipes foram gravados na Chapada dos Veadeiros

atualizado 16/12/2019 16:39

Raissa Azeredo/Divulgação

O projeto Cafurnas Fulni-ô, dedicado a divulgar cantos tradicionais da tribo indígena Fulni-ô, lança, nesta segunda (16/12/2019), o disco homônimo da iniciativa nas principais plataformas digitais (Spotify, Deezer, Tidal, Apple Music, Google Play e YouTube).

As músicas são cantadas em Yaathe, língua nativa do povo. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 8 mil indígenas Fulni-ô vivem no Brasil. Ainda sem território demarcado, eles se concentram especialmente em Pernambuco, em aldeia próxima ao município de Águas Belas, e no Distrito Federal, no Santuário dos Pajés.

Idealizado por Tâmara Jacinto, o projeto também envolve a filmagem de videoclipes musicais estrelados pelos Fulni-ô, rodados na Chapada dos Veadeiros. O terceiro vídeo chega ao YouTube nesta sexta (20/12/2019).

As chamadas cafurnas remetem a melodias e cânticos em Yaathe. Os Fulni-ô tiram seu sustento de apresentações de dança, música e do artesanato produzido a partir da palha da folha do Ouricuri, considerado sagrada pelo povo. A planta também empresta nome a um ritual anual realizado pelos indígenas.

Últimas notícias